quinta-feira, 21 março 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Abrigo Seu Nadim, de VR, busca mais oportunidades de trabalho para acolhidos

No mês de fevereiro foram 6 colocações, o que não é pouco

12/03/2019 14:04:46

Seis pessoas em situação de rua, que passaram Abrigo Municipal Seu Nadim, em Volta Redonda, foram inseridas no mercado de trabalho no mês passado. Este tipo de oportunidade não é novidade para a instituição. A diferença é que, em fevereiro, o número – que em princípio pode parecer pequeno – foi mais expressivo, informa a assistente social Andreia Dias Sargento, coordenadora do abrigo.

A complexidade do atendimento a pessoas que passam a morar nas ruas só é conhecida de fato por quem lida diretamente com a questão. Afinal, é gente que, em sua maioria, apresenta dependência química (álcool e outras drogas) ou está num conflito familiar grave. Os homens formam a maior parte deste público, onde a baixa escolaridade também faz parte do perfil.

Em Volta Redonda, a porta de entrada para o atendimento a pessoas em situação de rua é o Centro Pop – que fica na Rua Leopoldo Marçal, no Aterrado. Mas é depois da acolhida pelo abrigo, instalado na Rua 560, no bairro Nossa Senhora das Graças, que se enfatiza o trabalho para a reinserção social destas pessoas.

Aliás, é esta a prioridade. Gerar uma oportunidade de trabalho é como um complemento, que passa por várias etapas. “E o fim deste processo é justamente a avaliação de que será muito pequena a chance de reincidência por parte do acolhido”, explica a coordenadora.

Entre 20 e 30 pessoas passam pelo Centro Pop todos os dias, a maioria migrantes do eixo Rio-São Paulo. Elas recebem atendimento com alimentação, podem tomar banho e receber passagem para voltar à sua cidade de origem. Já no abrigo municipal, há todo um serviço de acolhimento, que inclui psicólogo, assistentes sociais e cuidadores. “É desenvolvido um trabalho mais voltado para o comportamento, para o convívio na sociedade. A ênfase é no tratamento da saúde”, explica Andreia.

O abrigo, que funciona 24 horas, todos os dias, tem capacidade para acolher até 48 pessoas, sendo dez vagas para o chamado “quarto de passagem”, onde se desenvolve a primeira etapa do trabalho. O restante está dividido em 22 vagas para homens, dez para mulheres e seis destinadas a famílias.

Pela manhã, as pessoas participam de atividades laborativas em espaços do município, como manutenção de equipamentos públicos e outros pequenos serviços. “A tarde é dedicada a oficinas, grupos de convivência e debates”, conta Andreia.

De acordo com ela, é neste processo que a equipe da instituição começa a perceber quem poderá estar apto ou não a ser encaminhado para uma vaga de emprego. “A assiduidade é um dos pontos que são levados em conta”, informa a assistente social.

A coordenação do abrigo detalha também que, dos seis inseridos no mercado de trabalho em fevereiro, cinco foram em empresas do setor público e um no setor privado – um supermercado. Após o desligamento, eles ainda são monitorados por seis meses.

Segundo Andreia, conseguir vagas em empresas privadas ficou mais difícil depois da crise e, quando indagada se também não há preconceito em abrir as portas para um ex-morador de rua, ela conformou que a questão é discutida com o setor empresarial.

- O que colocamos é que criar mais projetos e absorver esta mão de obra é uma grande demonstração de responsabilidade social – enfatiza.

O Centro Pop e o Abrigo Seu Nadim estão ligados à Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária). O secretário Marcus Vinícius Convençal, o “Marcão”, entende que uma aproximação do setor empresarial com estas instituições pode gerar cidadania. “Quem acompanha de perto este trabalho sabe que não é fácil. Mas abrir uma porta para este público, dando a ele a dignidade de uma ocupação, a responsabilidade do trabalho  como uma nova oportunidade de vida, tem um aspecto social imensurável”.

Esta é a busca permanente das instituições.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:36 Nacional