sábado, 06 junho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Abrigo em Volta Redonda atende 27 pessoas em situação de rua

Arena Esportiva conta com atendimento social e médico

01/04/2020 19:43:17

Com capacidade para atender 40 pessoas, o abrigo municipal montado na Arena Esportiva, no bairro Voldac, em Volta Redonda, já conta com 27 usuários. Criado para a proteção das pessoas em situação de rua contra a Covid 19, o local conta diariamente com uma equipe do Consultório na Rua, composta por enfermeiros, psicólogo, técnico de enfermagem, assistente social, além da equipe da saúde mental, que cuida e realiza atividades individuais com os abrigados.

Todos os dias, até às 20h, eles têm atividades físicas, oficina de música e cinema. Após esse horário, ficam com um cuidador e um guarda municipal. Nesta quarta-feira, um grupo de voluntários ofertou aos assistidos corte de cabelo.

Entre os abrigados está um homem de 45 anos, Juarez, que vive nas ruas há muito tempo. Ele conta como estão sendo os dias no abrigo. “Tive problemas com a minha família e, por isso, fui parar nas ruas. Vir pra cá foi a melhor coisa que me aconteceu. Aqui faço as minhas refeições regulares, cuido da minha higiene pessoal e tenho tratamento médico. Estamos tão bem aqui e cuidamos desse espaço como se fosse a nossa casa”, disse.

O objetivo da prefeitura é que todas as pessoas em situação semelhante sejam acolhidas no abrigo. “Estamos fazendo abordagens, explicando a eles como está funcionando e incentivando-os a saírem das ruas. Continuamos buscando alternativas para proteger a população de Volta Redonda. E não vamos parar enquanto o vírus estiver circulando na cidade”, disse o prefeito Samuca Silva.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, os abrigados precisam seguir regras de convivência. “Eles não podem entrar e sair. Precisam respeitar esse período de restrição, pois, caso tenham o vírus, poderão contaminar os usuários que permanecerem no abrigo temporário. Além disso, os acolhidos devem contribuir com a limpeza, manutenção e higiene pessoal, evitar contato físico e aglomerações, respeitando o distanciamento necessário entre as pessoas”, informou.

O abrigo conta com uma área de isolamento que será utilizada caso alguém apresente sintomas de Covid-19. Para esses usuários serão disponibilizadas máscaras, álcool em gel, além de orientações quanto à importância do cuidado com a separação de objetos pessoais e cuidados de higiene, como a lavagem das mãos.

Pessoas que tiverem agravamento do quadro, sem melhora com o uso de medicação, serão encaminhadas para unidades de referência.

Volta Redonda conta ainda com outros locais para atender as pessoas em situação de rua, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), que funciona na rodoviária, e o Abrigo Municipal Seu Nadim. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:49 Política