quinta-feira, 23 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Abertas inscrições para o projeto Conexões Musicais em Barra do Piraí

21/03/2018 16:19:02

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país, abrirá espaço em seu palco para até 20 músicos de três cidades do interior do Rio de Janeiro: Barra do Piraí, Guapimirim e Paracambi. Os músicos residentes nestas cidades, interessados em participar de masterclasses, workshops e, no final do ciclo, tocar em um concerto junto com a OSB, devem se inscrever, gratuitamente, devem se inscrever em suas respectivas cidades na próxima segunda-feira, dia 26.

Em Barra do Piraí, a inscrição deverá ser feita na Sociedade Musical Moreira Lopes, na Rua Tiradentes, 148, no Centro, das 10 às 21 horas.

A ação faz parte do Conexões Musicais, um projeto de responsabilidade social e de acessibilidade cultural da OSB que tem como objetivo promover uma rede de interação em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.

Os músicos interessados devem comparecer aos locais determinados munidos de documento de identidade e comprovante de residência. Cinquenta serão pré-selecionados em cada cidade, pelas respectivas secretarias de Cultura e, posteriormente, serão avaliados numa audição por integrantes da orquestra. Até 20 poderão ser escolhidos para tocar junto com a OSB em concertos em cada uma das cidades.

Eles participarão de workshops, masterclasses e de um ensaio com a OSB, no Rio de Janeiro, antes da apresentação.

O ponto culminante será com um grande evento em um espaço público da cidade onde, antes do concerto da OSB (contando com a participação de músicos locais), grupos musicais do município, como bandas de fanfarra, bandas militares e orquestras se apresentam também.

Uma surpresa que a Orquestra Sinfônica Brasileira prepara é a execução do hino da cidade e de obras de compositores de cada comunidade. “Nosso grande objetivo é jogar luz sobre as instituições musicais dessas localidades, bem como aos músicos e grupos atuantes de cada cidade. Embora a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira seja no Rio de Janeiro, o próprio nome já sugere: somos uma orquestra do Brasil”, afirma o diretor artístico da OSB Pablo Castellar.

 Além disso, o projeto Conexões Musicais também proporciona um estudo das atividades musicais nas cidades onde atua e promove o acesso à cultura por meio de um trabalho de sensibilização musical, desenvolvido no ciclo escolar básico, através do programa “Orquestra em Sala”. Realizado em parceria com escolas públicas, professores são capacitados para prepararem seus alunos sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica, o trabalho dos músicos e o repertório específico que será apresentado pela OSB na cidade.

As primeiras ações do projeto aconteceram no fim de 2017, em Japeri e Volta Redonda. O resultado foi tão positivo que os membros da OSB se dizem ansiosos para vivenciar novamente a experiência. “A música impacta a todos da mesma forma. Não importa se você já teve muito ou pouco contato com a música clássica. O Conexões Musicais permite que todos nós tenhamos a mesma experiência”, diz o maestro Lee Mills.

Em 2018 o projeto pretende alcançar seis municípios. Depois de Guapimirim, Barra do Piraí e Paracambi serão as contempladas, mas já no segundo semestre, Barra Mansa, Cachoeiras de Macacu e Mangaratiba.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:29 Cidades