quinta-feira, 15 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

AAP-VR combate violência contra idosos

18/10/2018 18:27:55

A AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda) está intensificando na região a campanha “Combater eu preciso”. Realizada em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, a campanha visa conscientizar a população de agressões praticadas contra os idosos. O lançamento foi em 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O projeto está sendo desenvolvido em 12 cidades. Além de Volta Redonda, seis já foram visitadas: Piraí, Valença, Porto Real, Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. São abordados os tipos de violência mais comuns contra os idosos: física, sexual, patrimonial, psicológica e negligência.

Esta semana, os representantes da AAP-VR estiveram em Barra Mansa, com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Eduardo Pimentel, secretários, conselheiros e representantes da sociedade civil. Eles se comprometeram a espalhar cartazes pela cidade ajudando a divulgar a campanha.

Na semana passada, o encontro foi em Piraí, também no Conselho Municipal do Idoso, onde o tema foi tratado com o presidente do órgão, Getúlio Oliveira; o vice-presidente, Jorge Alberto, a secretária Jilcileia Vieira e a conselheira Nilce Libânio.

- Essas campanhas ajudam a dar visibilidade aos diversos crimes que ocorrem contra os idosos – disse Getúlio. Ele se mostrou disposto a futuras parcerias com a associação.

Segundo o Estatuto do Idoso, a violência é qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que cause aos idosos morte, dano e sofrimento físico ou psicológico. Denúncias podem ser feitas pelo número 100 (Disque Direitos Humanos).

- A população precisa ter conhecimento sobre os direitos dos idosos e a rede de proteção local. Os conselhos municipais de Defesa de Direitos dos Idosos realizam um trabalho fenomenal, mas ainda falta divulgação. E a campanha veio para isso – afirma Rita Souza, uma das integrantes do projeto da AAP-VR.

Ela ainda ressalta que a campanha é uma iniciativa sem precedentes entre a associação e o ministério. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:30 Cultura