sábado, 04 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Vale do Café fluminense realiza Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho 2011

29/09/2011 17:08:45

Acontece de 01 a 10 de abril, em 13 municípios da região do Vale do Café fluminense, o 8º Circuito de Outono - Café, Cachaça e Chorinho 2011. Os visitantes poderão fazer uma viagem gastronômica em meio aos cenários das fazendas históricas e vilas do século XIX, conhecer a tradição dos alambiques produtores de cachaça, dos grupos musicais, especialmente os dedicados ao chorinho, a arquitetura, os costumes, o folclore e o artesanato locais.

O evento organizado pelo Conselho de Turismo da Região do Vale do Café, o Conciclo, contará com degustação, concursos e workshops gastronômicos, roteiros de visitação aos alambiques e fazendas históricas, feijoadas com rodas de capoeira, apresentações de chorinho, de teatro e dança e exposição de artes visuais. A programação está espalhada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty de Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Além do passeio histórico pela suntuosa arquitetura rural do Ciclo do Café em fazendas com seus casarões e senzalas, a região situada no Vale do Paraíba, entre a capital Rio de Janeiro e São Paulo, oferece a exuberância da Mata Atlântica, com inúmeras opções de lazer e excelente clima, como destaca o presidente do Conciclo, Paulo Roberto: "A região é uma das mais belas do país e concilia os atrativos históricos com a natureza".

Roberto afirma que o evento busca dar visibilidade ao Vale do Café fluminense e inseri-lo no circuito nacional de turismo cultural, consolidando sua identidade musical, que é associada ao chorinho, à "rica gastronomia e ao patrimônio do século XIX".  Ele lembra que a cachaça, os doces, o café e a feijoada são tradições locais presentes na culinária nacional. "Nosso potencial turístico é fantástico. Temos que aproveitá-lo como ingrediente para o desenvolvimento econômico e social da região", finalizou. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:33 Polícia