quinta-feira, 25 abril 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

VR promove curso de Capacitação dos Municípios para a Gestão Ambiental

29/09/2011 16:45:37

Volta Redonda, desde a sua criação em 2008 já assumiu a concessão de licenciamento ambiental em diversas atividades econômicas, conforme determina a legislação ambiental, tornando mais rápida a concessão das licenças para uma série de empreendimentos. Na próxima semana, a secretaria vai reunir cerca de  15 cidades da região no Curso de Capacitação dos Municípios para a Gestão Ambiental (Módulo Intermediário-Regionalizado). O curso será ministrado entre 27 e 29 de setembro, de 9 às 17 horas no Clube Comercial, no bairro Colina.

O curso será ministrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e tem como público alvo os gestores ambientais da Região Hidrográfica III – Médio Paraíba do Sul. Serão capacitados três gestores por município conveniado, e dois por municípios não conveniados, totalizando 64 gestores ambientais. Participarão do curso representantes de cidades como Barra do Piraí, Barra Mansa, Comendador Levy Gasparian, Itatiaia, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Porto Real, Resende, Rio das Flores, Quatis, Três Rios, Valença, Vassouras, Volta Redonda e Superintendência Regional do Médio Paraíba do Sul (SUPMEP/Inea).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, afirmou que a partir da criação da SMMA - e com a implantação de uma política estadual de descentralização dos licenciamentos ambientais - os empreendimentos de menor potencial poluidor têm as licenças concedidas pelos municípios. “Isso traz maior agilidade para os processos, beneficiando as empresas”, explicou Amaro, que aposta no um bom resultado do curso.

“Esperamos com esse curso de capacitação, que os gestores municipais possam acompanhar e apoiar o bom andamento das obras nos municípios, permitindo resultados mais eficazes em suas ações”, enfatizou.

LICENÇA AMBIENTAL - Volta Redonda, como um pólo avançado e estruturado para o trabalho ambiental, já está assumindo a concessão da Licença Ambiental de várias atividades econômicas, com menor grau poluente, com o aval do Inea, trazendo maior rapidez e segurança nos empreendimentos que a cidade vem recebendo.

“Nenhum investimento acontece atualmente no município sem que esteja devidamente amparado na Legislação Ambiental”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente. Segundo ele, já foram licenciados no município, desde a criação da SMMA, cerca de 130 empreendimentos, entre eles loteamentos e conjuntos habitacionais, postos de combustíveis, pólo universitário, Estação de Tratamento de Esgoto, hospital, parque empresarial, entre outros.

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:10 Cultura