quinta-feira, 16 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

VIII Conferência de Assistência Social é realizada em BM

29/09/2011 16:44:42

Cerca de 200 pessoas participaram durante toda quinta-feira, da VIII Conferência de Assistência Social, no teatro do Colégio Verbo Divino, no Centro. Durante o encontro, a população assistiu a uma palestra sobre o tema da Conferência Nacional “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, ministrada pela psicóloga e assessora técnica da Proteção Social Especial da Secretaria do Estado, Ana Paula Jacinto. Também discutiram diversas propostas levantadas nas Pré-Conferências e elegeram os dez delegados (sociedade civil e governamental) que vão participar da Conferência Estadual que vai acontecer em outubro, no Rio de Janeiro.

O prefeito saudou a todos que foram participar dos trabalhos e comentou que a participação da população, principalmente dos usuários, é importante para a melhoria da política de Assistência Social no município. “Temos muitos desafios e o principal é mudar a visão das pessoas. O tempo do assistencialismo já passou. Hoje as pessoas têm uma visão mais ampla. A Conferência vai ajudar o município na avaliação do que tem sido feito e na elaboração de novas propostas de melhoria. Com a colaboração de cada um dos participantes – governo e sociedade civil – vamos conseguir fazer uma cidade cada vez melhor com a população assistida com uma política pública de assistência social de qualidade”, comenta o prefeito.

Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Emiliana Melchior Carvalho, a Conferência visa melhorar o serviço de Assistência Social dos usuários. “Buscamos a integração entre o governo e a sociedade civil que resulta em uma política pública mais ética. Além de contribuir para o crescimento de um país melhor, com mais qualidade de vida neste sentido e reconhecimento dos valores humanos. O conhecimento é necessário e esta troca de experiências é a base para fazer um trabalho melhor em prol dos usuários, com diretrizes justas na consolidação do SUAS”, explica Emiliana.

Durante o evento, a população debateu quatro eixos temáticos que foram discutidos nas Pré-Conferências como “Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS”, “Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais”, “Fortalecimento da Participação e do Controle Social”, “Os Desafios do SUAS na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil”. Algumas das propostas levantadas nas Pré-Conferências e que também foram discutidas na Conferência são: oficinas permanentes com trabalhos em grupo para jovens com temas sobre álcool, drogas, sexo e meio ambiente; construção de cooperativas; financiamento ou criação de diretrizes para transportar os usuários dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) aos cursos profissionalizantes; criação de mais unidades dos Cras, devido à dificuldade dos usuários de participarem das atividades por conta da distância de alguns bairros; implementar nos Cras palestras com as comunidades dos territórios sobre os dez direitos socioassistenciais, potencializando a rede local, inclusive das experiências que deram certo.

Usuária do Cras do bairro São Pedro, a dona de casa Almira Conceição Silva comenta sobre o evento. “É a primeira vez que participo de uma conferência. Resolvi participar porque posso opinar sobre o que eu acho importante para o meu bairro na área de assistência social. Também posso propor soluções e apontar os problemas para a melhoria da qualidade de vida”, disse Almira. Outro que também é a favor das conferências é o aposentado e também membro do Conselho Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Aurélio Maximiano Alves. “Já participei de várias conferências e estou na luta pela assistência social de qualidade há seis anos. Com esta Conferência buscamos avançar no que diz respeito ao SUAS, procurando o usuário para que ele também participe e opine nas decisões de melhoria da assistência social”, conclui Pedro. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:17 Cidades