domingo, 20 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Terremoto atinge Costa Leste dos EUA

29/09/2011 16:45:09

Um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu a Costa Leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, o que levou ao esvaziamento do Pentágono, do Capitólio e de algumas partes da Casa Branca, em Washington. Não houve registro de feridos graves ou grandes estragos na capital americana, mas a embaixada do Equador e a torre da Catedral Nacional - um dos prédios mais altos da cidade - ficaram danificadas.

No estado da Virginia, onde foi localizado o epicentro do sismo, duas centrais nucleares foram automaticamente desligadas por segurança, mas não foi registrado qualquer problema. Foi o maior tremor registrado na História do estado americano, mas não há informações sobre feridos ou danos graves.

Segundo o Instituto Geológico dos EUA, os abalos foram sentidos desde a Carolina do Norte até Toronto, no Canadá. O epicentro foi entre as cidades de Charlottesville e Richmond, na Virginia, e a 3,1 quilômetros de profundidade. Inicialmente, havia informações contraditórias e chegou a ser divulgado que o epicentro havia sido registrado a 800 metros de profundidade.

Prédios em algumas partes de Manhattan também foram esvaziadas, entre eles a Prefeitura, e o serviço de telefonia móvel em Nova York foi interrompido. Após uma breve suspensão, os voos nos aeroportos doméstico e internacional da cidade foram retomados.

Segundo a Autoridade Portuária da cidade, a operação dos voos deve ser retomada em algumas horas. Em Nova York, os trabalhos de construção do Marco Zero foram interrompidos.

Na ilha de Martha’s Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família, também houve registro do terremoto, informou a CNN.

Em Washington, partes do teto do aeroporto caíram durante os abalos, e todos os voos foram cancelados. Os trens que circulam na região reduziram a velocidade. Bombeiros da capital americana informaram via Twitter que estão recebendo muitos chamados na cidade e que algumas pessoas apresentaram ferimentos leves.

Ainda na capital, todos os monumentos e memoriais do National Mall foram esvaziados e fechados. Funcionários que tiveram que deixar seus prédios pouco depois da hora do almoço contaram que objetos nos seus escritórios caíram no chão.

- Nós estávamos chacoalhando - disse Larry Beach, que trabalha na Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional, a cerca de 130 quilômetros do epicentro do terremoto. - Foi definitivamente expressivo.

Autoridades americanas anunciaram que não há perigo de ondas gigantes na costa do país. O Serviço Nacional de Clima explicou que o epicentro do terremoto foi muito longe do oceano e não há perigo de tsunami.

A Costa Leste costuma ser atingida por abalos, mas muito menores que os que ocorrem na Califórnia ou na Alasca, por exemplo. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:23 Política