segunda-feira, 09 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Termina amanhã, a Semana de Integração Cultural de Capoeira

12/08/2015 14:43:24
"

O grupo Abadá Capoeira, em parceria com a Fundação de Cultura de Barra Mansa, realiza até amanhã, de 8h às 18 horas, a Semana de Integração Cultural Internacional de Capoeira. O evento, que acontece na Gare da Estação, no Centro, conta com exposições de trabalhos realizados pelo grupo e momentos de disseminação da história de Barra Mansa, com visita Biblioteca Pública Municipal. O grupo também oferece aulas de berimbau e capoeira.

Alunos brasileiros e de intercâmbio, vindo de cinco países - França, Japão, Espanha, Portugal e África, participam do evento. “O intuito da semana de integração é mostrar o valor da capoeira, de forma cidadã e cultural”, declarou Luiz Carlos Rocha, o professor Pretinho, um dos responsáveis pelo grupo. Segundo ele, atualmente o Abadá Capoeira trabalha em 16 bairros em Barra Mansa, com o conceito de integração social e cidadania.

“Ainda enfrentamos muita discriminação, não é uma arte valorizada pela população, pois há pessoas que acreditam que a capoeira seja uma mistura entre arte e religião. Mas a capoeira não é uma religião, e sim uma expressão cultural que mista arte marcial, esporte, cultura popular, dança e músicas”, esclareceu o professor, acrescentando que a realização do evento no Centro expõe aos jovens uma possibilidade de mudança. “Muitos jovens são levados para o crime, para as drogas por falta de informação e por falta de um esporte”, comentou.

“Disponibilizamos a Gare da Estação para dar visibilidade às ações sociais realizadas pelo grupo, além de dar a oportunidade dos alunos de intercâmbio conhecerem um pouco do nosso município”, disse o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.  De acordo com a aluna, Emily Rosa, de 12 anos, moradora do bairro Piteiras, a capoeira é mais que uma brincadeira. “Durante as aulas aprendemos sobre respeito e cidadania. Além das atividades serem muito legais, nossos pais apoiam”, finalizou a estudante.

"

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:54 Esporte