sábado, 18 setembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Talibã promete vingar morte de civis no Afeganistão

12/03/2012 10:11:41

O Talibã prometeu vingança as 17 mortes de civis na província afegã de Kandahar, ocorrida ontem. Hoje, o Parlamento do país condenou o incidente e disse que seu povo está sem paciência com o comportamento de militares estrangeiros no país. O massacre foi praticado por um soldado americano.

“Simpatizamos com as vítimas desta ação selvagem e garantimos a seus herdeiros que nos vingaremos desses invasores e assassinos e castigaremos suas ações bárbaras”, afirmou o grupo extremista em um comunicado na Internet.

Mais cedo, o Parlamento afegão condenou a matança de domingo e afirmou que seu povo está cansado com a falta de supervisão dos soldados americanos em seu país. Segundo fontes oficiais, o soldado teria tido uma crise nervosa ao sair de sua base militar na cidade de Panjwai e invadir casas de civis, atirando contra os moradores. Nove crianças e três mulheres morreram.

Os talibãs, no entanto, afirmam que 45 — e não 17 como dizem fontes oficiais — morreram no episódio que ainda segundo o grupo teria sido perpetrado por vários soldados e não por um único. Os extremistas pediram que “organizações de direitos humanos” ajudem o povo afegão a por um fim “nestes crimes”.

“Se os autores do massacre tinham um problema mental, isto supõe uma transgressão moral do Exército dos Estados Unidos, porque está armando lunáticos que disparam contra afegãos indefesos sem pensar duas”, reclamaram os insurgente em nota.

O incidente deixou os soldados americanos no Afeganistão em estado de alerta e ocorre junto com a escalada do sentimento antiamericano no país. No mês passado, protestos contra a queima de exemplares do Alcorão por militares  americanos mataram 30 civis e seis soldados.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:23 Esporte