sábado, 18 setembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Reunião política na Grécia termina com insultos

13/05/2012 15:54:06

A reunião dos principais líderes políticos da Grécia com o presidente Karolos Papoulias  terminou com troca de insultos e sem nenhum acordo sobre um governo de unidade nacional. O líder do partido radical de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, sugeriu que os outros dois grupos, Nova Democracia e Pasok, formariam uma coalizão com um grupo menor, a Esquerda Democrática. Tsipras disse que os dois partidos queriam "parceiros para o crime".

- Os três (considerando a Nova Democracia) têm 168 cadeiras (no Parlamento) juntos. Eles podem seguir em frente com isso. Eles estão nos pressionando a participar, e isso é um pedido irracional e sem precedentes. Querem que nós passemos uma falsa sensação de legalização – declarou.

A Esquerda Democrática emitiu um comunicado tachando as observações de Tsipras de "uma desgraça" e acusando-o de mentir e de proferir calúnias. O partido afirmou que não aceita formar uma coalizão sem a Syriza - a qual obteve o segundo lugar nas eleições da semana passada: "A clara falta de habilidade (de Tsipras) de justificar sua posição não deveria levá-lo a preferir calúnias e a mentir. É um ato politicamente antiético de sua parte", afirmou em nota.

Após a reunião com o presidente, Evangelos Venizelos - líder do partido socialista Pasok e que entregou seu mandato a Papoulias no sábado após admitir que não conseguira formar um governo - disse que faria o possível para montar uma coalizão, mas que estava preparado para novas eleições se necessário.

- Mesmo agora, apesar do impasse que tivemos na reunião com o presidente, eu me apego a certo otimismo de que um governo possa ser formado - afirmou Venizelos a membros de seu partido após a reunião decisiva.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:58 Polícia