terça-feira, 18 junho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Resende lança novo plano contra chuvas e outros desastres naturais

29/09/2011 17:08:05

A prefeitura de Resende realizou ontem, um encontro com os representantes dos órgãos envolvidos no Plano Municipal de Contingências a Emergências, que foi lançado recentemente pelo Município para organizar e facilitar as ações de atendimento à população em eventuais situações de emergências, como chuvas fortes e outros desastres naturais.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, este ano a Prefeitura decidiu criar um plano bem mais amplo do que o Plano Verão, que poderá ser utilizado em qualquer situação caracterizada como emergência.

“O Plano Verão tinha validade apenas nesta estação, tendo como foco as chuvas e os desastres ocasionados neste período. O prefeito José Rechuan solicitou que toda vez que houver um desastre natural, independente da estação do ano, o poder público entre imediatamente em ação, apoiando e atendendo às vítimas de uma forma ágil a fim de minimizar o sofrimento da população. Por isso o Plano de Contingências é mais amplo, uma vez que ele dura todo ano e só pode ser extinto mediante decreto do prefeito”, explicou Marco Resende, coordenador geral do novo plano.

Segundo o coordenador, o GEAE (Grupo Especial de Atendimento a Emergências) “é o grupo de ponta do plano, que deverá ser acionado nos casos de emergência no Município”.

O GEAE é formado pelos seguintes órgãos: Superintendência das Administrações Regionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Diretoria de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Assistência Social; Coordenadoria de Parques e Jardins da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende); Diretoria de Obras da Secretaria Municipal de Obras; Diretoria de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; Diretoria de Transportes da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura; e Guarda Municipal, além da própria Defesa Civil.

O plano possui também o GRAC (Grupo de Atividades Coordenadas), que envolve as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Saúde, Educação e Planejamento; AMAR; Fundações Resende Esportes e Hospitalar de Resende; as superintendências municipais de Ordem Pública e de Transporte e Trânsito. A Defesa Civil também compõe este grupo.

Somente neste mês, a ação integrada das secretarias, fundações e departamentos municipais prevista no novo plano garantiu o atendimento imediato às famílias da região do Parque Ipiranga, de São Caetano e do distrito de Engenheiro Passos que tiveram suas residências alagadas pela chuva. Através deste trabalho conjunto, a Prefeitura distribuiu materiais de limpeza doméstica; aplicou vacinas; promoveu a retirada de lixo e entulho das ruas afetadas e reforçou as ações de prevenção contra a Dengue e doenças provocadas pela água da chuva.

Na região do Parque Ipiranga, os transtornos foram causadas pelo transbordamento do Rio Sesmarias, que ocorreu devido a uma tromba d´água na região do município paulista de São José do Barreiro.

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:35 Cidades