Estado
Região será beneficiada com verba para turismo
29/09/2011 16:44:34Até a primeira quinzena de agosto será assinado, pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e pelo governador Sérgio Cabral, o Prodetur – RJ (Programa de Desenvolvimento do Turismo). O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, na abertura da reunião do Conselho Estadual de Turismo (CET), presidido por ele.
Aprovada no último dia 12 pelo Senado, a verba do BID será de US$ 112 milhões que, com a contrapartida dos governos federal e estadual trarão US$ 187 milhões para o turismo do estado do Rio. O secretário acrescenta ainda que as ações serão de obras de infraestrutura turística essenciais para o desenvolvimento da atividade nos municípios.
Inicialmente, a intervenção será em dois polos. O litoral com Rio de Janeiro e Niterói (Região Metropolitana), Angra dos Reis e Paraty (Costa Verde), Armação dos Búzios e Cabo Frio (Costa do Sol); e o polo serra, com os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (Serra Verde Imperial), Vassouras (Vale do Café), Resende e Itatiaia (Agulhas Negras). O prazo de execução será de cinco anos.
Estarão envolvidas na execução do Prodetur, além da Secretaria de Turismo, as secretarias estaduais de Segurança, Ciência e Tecnologia, Cultura, Transportes, Obras, Desenvolvimento Econômico e Ambiente.