quinta-feira, 17 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Programa de Cirurgias de Catarata atende pacientes em BM

19/04/2012 13:30:58

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, retomará a partir do próximo mês, o Programa de Cirurgias de Catarata no município. O objetivo do “mutirão” é atender a demanda de pacientes que já aguardam pelo procedimento em um fila de espera e, ao todo, serão disponibilizadas 300 cirurgias no período de dois meses. Desde que iniciou o “mutirão” a Prefeitura já realizou 363 procedimentos, sendo 126 em 2010 e 237 em 2011.

Conforme explicou a gerente de Controle e Avaliação, Débora Cristiane de Souza Franco, a primeira fase do “mutirão” terá início no dia 3 de maio e atenderá 150 pacientes. Já a segunda fase não tem data prevista para começar, no entanto, será realizada nos próximos dois meses, que é o prazo estipulado para a empresa de oftalmologia responsável pelas cirurgias. “O contrato é de dois meses e, por isso, a segunda fase deverá ser cumprida dentro desse prazo”, esclareceu Débora.

De acordo com ela, as cirurgias serão realizadas no Hospital da Mulher e atenderão aos pacientes que já tiveram o problema diagnosticado por um especialista. A incidência maior da catarata é em pacientes com idade acima de 60 anos, com maior probabilidade entre o público masculino. Para ser beneficiado com a cirurgia, o paciente com suspeita, ou que já tenha o diagnóstico da doença, deve procurar o posto ou unidade de saúde do bairro onde mora para receber o encaminhamento para um especialista.

Concluído o diagnóstico, o paciente dá entrada na cirurgia na Secretaria de Saúde e aguarda pelo procedimento. “É uma cirurgia simples e que a pessoa recebe alta no mesmo dia, no entanto, sendo acompanhada por consultas após completar sete dias e um mês após o procedimento. Esse ”mutirão” é uma iniciativa muito importante, vai beneficiar muitos pacientes e acolher uma demanda já existente no município”, finalizou Débora.

Catarata

A opacidade do cristalino é a principal causa de cegueira recuperável. O problema atinge cerca de 350 mil brasileiros, com uma incidência estimada de 120 mil novos casos por ano. A forma de catarata mais comum é a senil, porém causas traumáticas, congênitas e complicadas também devem ser consideradas. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:13 Polícia