sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Profissionais da saúde de Resende serão capacitados pelo Governo do Estado

29/09/2011 16:44:33

Nesta semana, oito novos profissionais do Programa de Tabagismo de Resende participam de uma capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, em Barra Mansa. A capacitação tem como objetivo aprimorar ainda mais o atendimento oferecido desde o ano passado, pela Secretaria Municipal de Saúde, instituição responsável pela implantação do programa em Resende. Dos oito profissionais capacitados esta semana, dois são da Santa Casa, que também passará a contar com um grupo de tratamento. Com isso, o município terá 16 unidades de saúde contempladas com grupos do Programa de Tabagismo.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, o programa continua apresentando resultados positivos: neste período, 780 pacientes deixaram de fumar, o que corresponde a 78 por cento do número de pessoas atendidas. A coordenadora do serviço em Resende, Sônia Garcia, uma das responsáveis pela capacitação realizada esta semana na cidade de Barra Mansa, destaca a importância do atendimento para oferecer condições de uma vida mais saudável aos pacientes.

- A dependência do cigarro causa doenças graves, prejuízos à qualidade de vida, aumento no número de internações e até a morte. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem oferecendo este serviço de grande importância para a saúde das pessoas. Estamos levando um grupo para a Santa Casa e a nossa intenção é levar o programa para todas as unidades de saúde do Município – disse Sônia Garcia.

Atualmente, cerca de 230 usuários estão em tratamento pelo programa em Resende. Os pacientes passam por várias etapas, entre elas a de verificação do grau de dependência em relação à nicotina. A partir deste dado, é feito um plano de tratamento específico para cada pessoa. O plano poderá ser alterado de acordo com a necessidade do paciente.

As unidades de saúde que dispõem atualmente de grupos do Programa do Tabagismo são as seguintes: Engenheiro Passos, Bairro Cabral, Paraíso, Vila Vicentina/Santo Amaro, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Manejo, Cidade da Alegria, Itapuca, São Caetano, Baixada Olaria, Morro do Cruzeiro, Visconde de Mauá e Vargem Grande.

O tratamento dura três meses, período em que, além de sessões de terapia, os usuários recebem adesivos e gomas de mascar (repositores de nicotina). Se houver necessidade, o médico do posto faz também prescrição de medicamento para diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos são gratuitos e enviados pelo Ministério da Saúde já em nome do paciente.

Os interessados em iniciar o tratamento podem procurar a unidade de saúde em seu bairro. Em cada unidade, as reuniões dos grupos acontecem em horários diferenciados, que são informados no local. Cada grupo reúne em média 15 pacientes. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:40 Polícia