terça-feira, 25 junho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Prefeito diz que situação de drogas deve ser debatida em Resende

29/09/2011 16:44:54

Ao participar da cerimônia de abertura do II Fórum Municipal Sobre Drogas, realizado sexta-feira e sábado (dias 05 e 06 de agosto), no ginásio do Colégio Salesiano, o prefeito de Resende, José Rechuan, reafirmou o entendimento da atual administração da cidade, “segundo o qual a questão das drogas deve ser enfrentada também pela prefeitura e os segmentos organizados do município”. Para ele, “o problema não deve ser simplesmente empurrado para o Governo do Estado”, instituição responsável pelas ações dentro da área de segurança pública.

- É muito fácil não querer se envolver com certos tipos de situação, mas o problema drogas deve, sim, ser debatido em âmbito municipal, visando diminuir os transtornos enfrentados pela população local, que vive na cidade – disse.

Segundo o prefeito, este entendimento levou sua administração a iniciar já em 2009 uma série de ações com o objetivo de combater as causas e as conseqüências provenientes das drogas. Ele lembrou que a primeira iniciativa foi a retomada do trabalho do Plano Municipal de Ordem Pública, ocorrida já em fevereiro daquele ano. Esta ação possibilitou a atuação do Gabinete de Gestão Integrada do Município, que reúne representantes do Poder Público e dos segmentos organizados na discussão e na busca de medidas para os problemas da área de ordem pública.

- O trabalho do GGIM contribuiu para soluções de alguns problemas que a cidade enfrentava, entre elas a retomada do funcionamento do posto do Instituto Médico Legal e o reforço na frota de veículos da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da PM. A partir destas reivindicações, a Prefeitura foi ao governador Sérgio Cabral (PMDB). Ele entendeu a urgência dos nossos pleitos, e os atendeu imediatamente. O Fórum Municipal Sobre Drogas está sendo realizado pelo segundo ano seguido justamente com este objetivo: o de garantir o engajamento de toda a sociedade e da população no enfrentamento do problema drogas – acrescentou o prefeito.

Lembrando que a primeira edição do Fórum ocorreu em 2009, o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, disse que atualmente a rede integrada formada nos dois últimos anos e meio para prevenir e combater as drogas conta com a participação da Prefeitura, Câmara Municipal, ONGS (Organizações Não Governamentais), instituições religiosas e órgãos de classe, entre outras entidades.

Segundo José Antônio, “a Prefeitura tem priorizado também os investimentos na prevenção, daí as melhorias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no Programa de Saúde Mental, por meio dos investimentos feitos no CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas) e o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil)”, unidades responsáveis, respectivamente, pelo atendimento aos seguintes segmentos da população: adultos e crianças/adolescentes.

 A prevenção também foi defendida na abertura do II Fórum Municipal Sobre Drogas pela delegada adjunta da Delegacia de Polícia de Resende, Isabel Cristina, e o Major Mauro de Oliveira, representante do comando da Polícia Militar. Já o coordenador de Políticas de Redução de Ofertas da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), Robson Robin, destacou a importância do trabalho integrado realizado em Resende entre as autoridades públicas, os setores organizados da sociedade e o cidadão.

- O município está de parabéns! Vejo que em Resende existe toda uma rede montada na busca de soluções para o problema, o que não ocorre em muitas cidades do Brasil – ressaltou o coordenador.

A abertura do II Fórum Municipal Sobre Drogas contou também com as presenças dos vereadores Romério de Almeida (PMDB) e Gláucio Julianelli (PSB); do diretor do Colégio Salesiano, Roberto Barbosa de Oliveira; e do representante da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), tenente Mitrano. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:55 Esporte