sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Prefeito destaca melhorias na assistência farmacêutica em Resende

29/09/2011 16:44:32

Em seu discurso durante a inauguração das obras de reforma do Dispensário Central de Medicamentos, ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 19, o prefeito José Rechuan destacou as melhorias realizadas pela atual administração do Município no serviço de assistência farmacêutica.

Em seu pronunciamento foram destacados os investimentos na reforma e construção de unidades de saúde, como o Hospital da Mulher, cuja obra se encontra em andamento, do Hospital da Criança (ao lado do Hospital de Emergência), do posto de saúde da Baixada da Olaria e dos módulos do Programa Saúde da Família dos bairros São Caetano, Cabral, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, Surubi, Jardim Primavera, Fazenda da Barra II e Fazenda da Barra III. Atualmente, se encontram em andamento as obras das unidades de saúde do Bairro Cabral, da Liberdade e do Nova Alegria.

Ele antecipou que uma das unidades previstas para ser contemplada em breve com obras de revitalização e melhorias é o posto de saúde do Manejo. Os detalhes da reforma neste posto, que funciona como unidade de referência para o atendimento com médicos especialistas, vão ser divulgados nas próximas semanas. Segundo Rechuan, os investimentos na saúde pública pela Prefeitura acabam de ser reconhecidos pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro).

Recentemente, houve uma inspeção rotineira do tribunal no setor e os técnicos da instituição se surpreenderam com o trabalho realizado pela  Secretaria Municipal de Saúde, o que vem garantindo a aplicação correta dos recursos públicos – afirmou o prefeito.

  Rechuan lembrou ainda do trabalho da administração municipal para apoiar a Santa Casa de Misericórdia de Resende. Junto com a diretoria da entidade, a Prefeitura buscou apoio da Câmara de Vereadores e da iniciativa privada visando diminuir os impactos da crise financeira enfrentada pela entidade. Atualmente, a Santa Casa, que é uma instituição filantrópica, já está realizando cirurgias por videolaparoscopia.

Além disso, a prefeitura ampliou o volume de recursos transferidos à instituição e conseguiu incluí-la no PAHI (Plano de Apoio aos Hospitais do Interior). Desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Município, este plano tornou realidade uma nova fonte de receita mensal para a Santa Casa, o Hospital de Emergência e a APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende).

Aproximadamente R$ 45 mil foram aplicados pela Prefeitura na adequação do Dispensário Central, o que garantiu o credenciamento de Resende como Pólo Regional de Distribuição de Medicamentos de Alto Custo pelo Governo do Estado. Com isso, a partir do mês que vem, os 860 pacientes que utilizam esse serviço não precisarão mais se deslocar a Barra Mansa.

Além da construção de duas novas salas, uma para armazenamento e outra para a recepção dos usuários, a prefeitura reformou o setor de medicamentos de alto custo e comprou um gerador no valor de R$ 160 mil visando garantir a conservação desses remédios especiais, cujo custo é elevado.

A inauguração das obras de reforma no Dispensário Municipal contou também com as presenças dos secretários municipais Rubens Almada (Obras), Soraia Balieiro (Educação), José Antônio de Carvalho Pinto (Agricultura e Pecuária), Reynaldo Raeli (Turismo e Comércio), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social) e Renato Viegas (Fazenda); do presidente da Câmara Municipal, vereador Kiko Besouchet (PP); do superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Roque Cerqueira; da presidente da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), Maria Virgínia Soares da Rocha; do controlador geral da Prefeitura, Ludemar Pereira; e da diretora de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Sandra Xavier. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:01 Cidades