domingo, 15 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Porto Real comemora Dia Internacional da Hemofilia com ações de conscientização popular

29/09/2011 16:48:29

A Secretaria de Saúde de Porto Real através do Setor IEC (Informação, Educação e Comunicação em Saúde), promove amanhã uma apresentação de capoeira em frente ao Palácio XV de Novembro, às 9 horas, em comemoração ao Dia Internacional da Hemofilia, em parceria com o Grupo Abadá Capoeira.

A ação visa conscientizar os funcionários públicos e a população em geral sobre a importância da doação de sangue e pretende estimular o espírito de cidadania entre eles. A equipe do IEC montará um stand durante o evento para esclarecimento de dúvidas sobre a doação, agendamentos e cadastramento de novos doadores.

A Hemofilia é um distúrbio hereditário que se origina de um problema da coagulação sanguínea, provocando sangramento. O corpo depois de uma lesão depende da coagulação do sangue para a sua cicatrização. Se um desses fatores de coagulação não estiver presente em quantidade suficiente, pode acontecer um sangramento excessivo. Uma pessoa com hemofilia possui menor quantidade ou ausência de algum dos fatores de coagulação. 

As doações

A prefeitura de Porto Real mantém um convênio com o Hemonúcleo de Resende para captação de doadores de sangue no município. Os interessados podem se candidatar na Secretaria de Saúde (Setor IEC) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e agendar uma vaga. Um veículo é disponibilizado para o encaminhamento mensal dos voluntários.

Para participar é preciso ter entre 18 e 65 anos, apresentar documento de identidade, pesar mais de 50 quilos, não ter se submetido à cirurgia nos últimos seis meses, estar saudável (sem sitomas de gripe, por exemplo), ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação, além de aguardar no mínimo um ano após ter feito tatuagem pelo corpo.

Quem estiver usando algum medicamento, será preciso informar o nome antes de fazer a doação. Não é preciso inclusive estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas na noite anterior. Outras informações, no Setor IEC, da Secretaria de Saúde de Porto Real pelo telefone (24) 3353-4047.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:05 Esporte