quinta-feira, 09 abril 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Piraí realiza a 16ª Conferência Municipal de Saúde

29/09/2011 16:44:41

Com a presença do Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca, Piraí abre no próximo domingo, 31 de julho, às 9 horas, no Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos (CEAMTEC), a 16ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema será “Todos Usam o SUS: Patrimônio do Povo Brasileiro”. Além de debater propostas para melhorar ainda mais a saúde do município, eleita a melhor do Estado pela Federação das Indústrias, será escolhido o novo Conselho Municipal de Saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, destaca a importância do tema da Conferência, frisando que o SUS é a “maior e mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro”, exemplo de inclusão e transformação política também em Piraí.

“O SUS é uma conquista da sociedade brasileira. É fruto da luta por um sistema de saúde que atenda toda a população sem discriminação e é, sem dúvida, a maior política de inclusão social existente no país”, reforça Conceição, acrescentando que o SUS atende 75% da população brasileira.

A Conferência debaterá propostas que foram apresentadas nas oito  pré-conferências realizadas antes com moradores e instituições de 13 comunidades do município, com o objetivo de discutir a política de saúde em cada localidade. Para a Secretária, esses encontros preliminares, que vem sendo realizados desde 2003, possibilitam a participação de todos na definição dos procedimentos que influenciam na saúde de todos.

“Não há como fazer uma boa gestão se não houver participação daquele que usa os serviços. Ninguém melhor do que o usuário para avaliar, falar das necessidades e direcionar o melhor rumo das políticas públicas. As pré-conferências foram momentos importantes que abriram espaço para moradores das várias comunidades, mesmo aquelas mais distantes do Centro, falarem da necessidade de políticas públicas que vão refletir na saúde da população”, completa Conceição.

O credenciamento dos representantes de associações de moradores, instituições da sociedade civil e ONGs ocorrerá a partir das  8 horas e a abertura está programada para as 9 horas. Em seguida, serão iniciados os grupos de discussões e as oficinas, culminando com a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde, prevista para as 16 horas. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde prestará contas de sua atuação em prol da melhoria da qualidade de serviços oferecidos à população e apontará avanços e desafios da gestão no município nos últimos anos. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:05 Polícia