quinta-feira, 25 abril 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Piraí Educação Digital é apresentado em seminário estadual

29/09/2011 16:50:08

O projeto Piraí Educação Digital, inaugurado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 31 de julho e que fez de Piraí o primeiro município do mundo a dar notebook a todos alunos e professores da rede de ensino da prefeitura, transformou-se em referência nacional na área de ensino. A convite do governo federal e da ONU (Organização das Nações Unidas), o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (13), no Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio Objetivo de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil).

Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o seminário foi realizado durante todo o dia no Galpão da Cidadania, no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, do ministro Luiz Dulci, chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, secretários estaduais e vários prefeitos fluminenses, além de representantes de entidades empresariais e de organizações civis.

Para o secretário de governo e coordenador-geral do projeto Piraí Educação Digital, Gustavo Tutuca, o convite para que Piraí montasse um estande mostra a importância obtida, nacionalmente, pelo inédito e revolucionário projeto.

O coordenador-geral lembra que não foi a primeira vez que Piraí fez apresentação de um programa desenvolvido na cidade junto a órgãos da ONU. O Projeto Piraí Digital, implantado oficialmente em 2004 e que levou internet em banda larga a 100% do território da cidade, recebeu chancela da Unesco pela iniciativa de democratizar o acesso aos meios de informação e comunicação.

O Prêmio ODM Brasil foi criado com o objetivo de estimular iniciativas de prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O CIEP municipalizado Professora Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal, distrito de Piraí, foi uma das quatro primeiras escolas do Brasil escolhidas pelo Governo Federal para receber, em 2007, o Projeto UCA – Um Computador por Aluno. Os outros três colégios escolhidos foram de São Paulo, Porto Alegre e Palmas, mas o melhor resultado foi obtido em Arrozal, onde melhoraram desde a disciplina e assiduidade ao aproveitamento e interesse dos alunos. O IDEB do CIEP, municipalizado em 2006,  que era de 2,4, agora é de 4,8. A evasão escolar caiu para 0,6%, quando a média nacional é de 26%.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:10 Cultura