segunda-feira, 09 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Pinheiral terá memorial nas Ruínas do Casarão

15/07/2015 10:08:24
"

No próximo dia 26, exposições a céu aberto irão marcar o início do projeto “Passados Presentes - Memória da Escravidão no Brasil”. Considerada a capital do Jongo no Estado do Rio de Janeiro, Pinheiral está inclusa neste roteiro, além de Angra dos Reis e Valença.  A ação é uma iniciativa de turismo de memória inédito no país e contará com memoriais em cidades simbólicas para o tráfico negreiro e a história da escravidão no Brasil.

Dentro deste contexto, Pinheiral com sua forte tradição dos descendentes de escravizados da família Breves, vai criar um memorial nas ruínas do Casarão da família. O local, a partir de agora, recebe o nome de Parque das Ruínas do Casarão.

José Arimathéa, prefeito de Pinheiral, revelou que a cidade vai contribuir muito para o enriquecimento do projeto devido a forte memória existente. “O município de Pinheiral nasceu da antiga Fazenda do Pinheiro, povoada por negros após a Abolição da Escravidão, em 1888. É uma cidade com forte cultura negra e grandes histórias para contar”, lembra.

De acordo com as historiadoras que coordenam o projeto, os pontos de memória foram identificados por moradores da cidade e descendentes diretos da última geração de africanos escravizados.

O projeto é uma parceria da Petrobrás, Governo do Estado, Governo Federal, do Centro de Referência Afro do Sul Fluminense (Creasf) e Prefeitura de Pinheiral.

 

Festival Vale do Café:

 

O evento fará parte do tradicional “Festival Vale do Café” que começa no próximo dia 24. Dentro da programação, na sexta-feira acontece a “Seresta no Coreto” na Praça Brasil. No dia 25, sábado, terá apresentação de Jazz com a Orquestra de Barra Mansa. No domingo, dia 26, encerramento do festival, haverá, logo após a exposição, um cortejo em direção a Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, para exibição do documentário “Conta um ponto”, lembrando a historia do jongo de Pinheiral.

"

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:15 Cidades