sexta-feira, 19 abril 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Orquestra Sinfônica de BM se apresenta em SP com Ballet do Teatro Bolshoi

23/06/2015 14:56:43

Após a temporada de sucesso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com plateia lotada todos os dias, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o Ballet do Teatro Bolshoi encerram a turnê em São Paulo. A orquestra e a companhia de balé se apresentam no Teatro Bradesco entre os dias 17 e 28 de junho. Os ingressos para temporada paulista já estão esgotados.

O Ballet do Teatro Bolshoi trouxe para o Brasil dois dos mais importantes balés do repertório clássico mundial: Giselle e Spartacus. A companhia de balé é uma das mais importantes do mundo, considerada patrimônio cultural da humanidade pela ONU e Unesco. Nas apresentações, a OSBM será regida pelo maestro Pavel Sorokin, titular da orquestra do Ballet Bolshoi. Pavel esteve em Barra Mansa realizando ensaios com os músicos da orquestra.

Os espetáculos apresentados pelo Ballet Bolshoi contam histórias de amor bastante distintas e com muitas reviravoltas. Em Spartacus, o personagem de mesmo nome luta contra a escravidão na Roma antiga. Já Giselle narra à história da camponesa que se apaixona por um nobre disfarçado de aldeão e morre de decepção ao descobrir a verdadeira identidade de seu amado. A OSBM acompanha com excelência os passos dos bailarinos, fazendo a trilha sonora das duas histórias de amor e aventura.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Completando dez anos em 2015, a OSBM já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. A apresentação com o Ballet do Teatro Bolshoi vem coroar este reconhecimento pela excelência musica da orquestra. Esta é a terceira temporada da orquestra acompanhando uma companhia de balé internacional. Em anos anteriores, a OSBM realizou turnê com a o Ballet Scala de Milão e o Ballet do Teatro Marinsky.

Os músicos da orquestra atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. No concerto de junho, a orquestra interpretou clássicos do cinema e levou ao concerto mais de 800 pessoas. Em julho, após as apresentações com o Ballet Bolshoi, a orquestra recebe a maestrina Apo Shu para um concerto que inclui um lançamento mundial.

O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:46 Polícia