segunda-feira, 22 julho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Mostra de Arte do Capd é vista por mais de duas mil pessoas

20/08/2015 09:32:57
"

A 10 ª Mostra de Arte do Capd (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), em Volta Redonda, já foi vista por quase duas mil pessoas, segundo divulgação da coordenação do Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, local onde a exposição está em cartaz desde o dia 31 de julho. Neste ano, estão expostos 80 trabalhos produzidos por cerca de 120 usuários do projeto mantido pela Secretária Municipal de Ação Comunitária (Smac).

“A nossa expectativa é de que, este ano, tenhamos mais pessoas visitando a mostra do que no ano passado, pois ainda temos duas semanas pela frente de visitação”, explicou a coordenadora do Espaço das Artes, Marlene Higino, afirmando que ano passado foram cerca de 2.400 visitas.  

A coordenadora disse ainda que 80% das peças já estão reservadas pelos visitantes para aquisição após o encerramento da exposição. “Temos cerca de 20 obras de arte que ainda não foram reservadas, porém o público pode fazer suas escolhas, pois ainda há peças muito bonitas e bem trabalhadas pelos artistas”, disse Marlene, ressaltando que o Espaço funciona todos os dias, de 10 às 19 horas.

Todos os trabalhos artísticos foram produzidos durante as oficinas de mosaico, desenho, cerâmica, madeira, colagem e bijuteria durante os seis primeiros meses deste ano, segundo explicou a diretora do Capd, Elizabeth Melo. “Neste período, há um envolvimento e dedicação de todos os usuários. Eles ficam orgulhosos de produzir as artes e ver o reconhecimento das pessoas”, disse, ressaltando que o trabalho com os usuários visa desenvolver a autonomia e competência, aumentando assim a autoestima deles. “Este ano a nossa exposição está especial, pois ela marca os 30 anos de criação do Capd. E mais uma vez o trabalho deles nos enche de orgulho e quem visita a exposição pode conhecer um pouco do talento e dedicação dos usuários”, completou Beth, que explicou que o que for arrecadado com as vendas será revertido para os usuários em festas e passeios turísticos.

A inspiração desta mostra foram artistas como Milton da Costa, Beatriz Milhazes, Di Cavaltanti, Bayoc, além de vários temas abordando o Brasil. A arquiteta Lílian Mota Coutinho foi uma das visitantes que reservou um quadro de mosaico e dois vasos decorativos. “Fiquei encantada com a exposição, porém quando visitei há uma semana, muitas das peças que gostei já estavam reservadas. Mas escolhi um quadro, que também é lindo, para pegar depois da exposição”, disse ela, ressaltando que os preços das obras são justos.

Embora ainda não conheça o trabalho dos usuários do Capd, o dentista Inácio Faria Poiani disse que gostou das peças da exposição de imediato. “Na verdade, passei em frente ao Zélia Arbex e os quadros me chamaram a atenção pela qualidade do material das peças. Tudo é muito bem feito e bem acabado”, disse ele, que reservou dois quadros de mosaicos. “Ficou reservado para mim um quadro que gostei muito e também estou como reserva em segunda opção em dois outros quadros”, contou o dentista, afirmando que irá pessoalmente à sede do Capd, após a exposição, para retirar o quadro e conhecer o projeto.

"

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:28 Cidades