segunda-feira, 09 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Morre o ator Omar Sharif, aos 83 anos

10/07/2015 12:02:37

O ator Omar Sharif morreu hoje, aos 83 anos de idade. Segundo seu agente, o astro egípcio sofreu uma parada cardíaca em um hospital do Cairo, capital de sua terra natal. Sharif foi indicado ao Oscar pelo seu papel como o xerife Ali no clássico Lawrence da Arábia (1962), de David Lean, papel pelo qual ganhou seu primeiro Globo de Ouro. Seu segundo troféu na mesma premiação veio três ano depois por Doutor Jivago (1965).

Em maio deste ano, Sharif havia sido diagnosticado com Mal de Alzheimer. Ele nasceu em 10 de abril de 1932, no Egito, e iniciou a carreira em 1953. Rapidamente ganhou popularidade, tendo participado em mais de uma centena de filmes.

 

Também se destacam em sua carreira filmes como "A Queda do Império Romano", "Genghis Khan, o Conquistador", "A Noite dos Generais", "O Ouro de Mackenna", "Che!", "Os Cavaleiros das Estepes", "A Semente de Tamarindo", "Funny Lady" e "O Último Viking", entre outros.

Seus olhos negros, a pele morena e o sotaque transformaram-no no galã exótico preferido de Hollywood nos anos 60 do século passado. Sua beleza ajudou-o a atingir o estrelato em Lawrence da Arábia, que lhe valeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, ao lado de Peter O”Toole, de quem permaneceu amigo para o resto da vida. E três anos mais tarde consolidou esse sucesso com Doutor Jivago.

Seu nome de batismo era Michel Demitri Chalhoub. Ele estudou no Victoria College, onde se interessou pela representação. Licenciou-se em matemática e física antes na Universidade do Cairo antes de se mudar para Londres para estudar na Royal Academy of Dramatic Art.

Sharif participou e protagonizou quase duas dezenas de filmes no Egito antes da fama em Hollywood e muitas mais dezenas depois. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:15 Cidades