sábado, 18 setembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Militar americano mata 16 civis no Afeganistão

11/03/2012 11:47:57

Um soldado americano matou pelo menos 16 civis ao sair de sua base e abrir fogo contra afegãos na província de Kandahar, reduto talibã no sul do Afeganistão, informaram autoridades locais. "Um militar americano foi detido devido ao incidente que deixou vítimas civis", indicou a Isaf, força armada da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em um comunicado, indicando que "lamenta profundamente o incidente".

Ele deixou sua base militar em Panjwai por volta das 3 horas deste domingo (19h30min de sábado no horário de Brasília), invadiu casas na região e abriu fogo contra moradores. Pouco depois, os Estados Unidos apresentaram suas "mais sinceras condolências" às famílias dos civis afegãos massacrados pelo soldado americano, indicou o Departamento de Estado à AFP.

"Os Estados Unidos manifestam suas mais sinceras condolências às famílias (afetadas) pelo dramático tiroteio desta manhã. Este ato violento cometido contra nossos amigos afegãos nos entristece", declarou uma porta-voz da diplomacia americana.

"Nossos pensamentos e nossas orações vão para as famílias", acrescentou. Na madrugada de sábado para domingo, um soldado americano deixou sua base e massacrou pelo menos 16 civis afegãos, incluindo crianças e idosos, na província de Kandahar, reduto talibã do sul do Afeganistão.

O episódio é catastrófico para a Otan e para suas tropas, que já foram vítimas do "fogo amigo" de soldados afegãos formados por elas, o que comprometeu a confiança entre os dois campos.

A situação, que é já extremamente tensa, pode se agravar, com represálias ainda maiores. Seis militares americanos foram mortos por seus colegas afegãos entre 23 de fevereiro e 1º de março, após a queima de exemplares do Alcorão na base militar americana de Bagram e violentas manifestações contra os Estados Unidos foram registradas, deixando 30 mortos e 200 feridos.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:23 Esporte