quarta-feira, 20 fevereiro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Já passa de 600 o número de casos de dengue em Volta Redonda

29/09/2011 17:10:01

Atualizada às 18h05min - O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Volta Redonda divulgou na tarde de hoje mais um boletim sobre os casos de dengue na cidade. Já são 606 casos confirmados da doença na cidade, sendo seis hemorrágicos, de um total de 4.469 notificações. No boletim divulgado na última terça-feira, eram contabilizados 536 casos confirmados.

Os bairros com maior número de casos são o Retiro (431), Santo Agostinho (285), Santa Cruz (229), Três Poços (129) e Vale Verde (125).

 

Combate continua no fim de semana

 

Com isso, as ações de combate á dengue em Volta Redonda continuam neste fim de semana. No sábado e domingo, uma equipe com 37 agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorrem o bairro Santa Cruz II, onde pretendem visitar pelo menos 800 imóveis. O objetivo é vistoriar, principalmente, as casas fechadas durante a semana.

Para reforçar as visitas domiciliares, os agentes – da Vigilância Ambiental e Comunitários de Saúde – contam com o apoio de quatro aparelhos fumacê UBV portátil, cuja principal função é eliminar o mosquito já na fase adulta. A concentração de trabalhos no Santa Cruz II tem como  objetivo diminuir o índice de infestação no bairro, que chegou a 6,1%, segundo dados apresentados pelo último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). Esse percentual é considerado alarmante, pois o considerado tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

As ações de combate a dengue no Santa Cruz I e II tiveram início na semana passada, como parte da programação da força tarefa montada por determinação do prefeito Antônio Francisco Neto para intensificar o combate à doença no município. Os bairros Santo Agostinho, Vale Verde, São João e Monte Castelo também foram incluídos na programação da força tarefa, que envolve várias secretarias e autarquias. Além da visita dos agentes de endemia e da passagem do carro fumacê, estas localidades passaram por um mutirão de limpeza para remoção de lixo e entulhos.

Os agentes da Vigilância Ambiental também estão atuando na XVII ExpoAgro, que  foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (dia 2), a partir das 19h, na Ilha São João. A SMS vai manter uma tenda para orientar a população sobre os riscos da dengue. Para atrair a atenção do público, a tenda contará com uma maquete reformulada de uma casa modelo – mostrando o que pode ser feito para evitar focos do mosquito nas residências; um laboratório, que mostra as fases de desenvolvimento do mosquito; além de distribuição de informativos. A tenda poderá ser visitada das 14 horas à meia-noite.

Já os pacientes, que estão sendo monitorados devido à suspeitas de dengue, ou que já tenham a doença confirmada, deverão ser atendidos, durante o final de semana, pelas unidades de urgência e emergência.  Agentes comunitários de saúde estão fazendo contato com estas pessoas e direcionando cada uma para o setor de emergência mais próximo da sua residência, onde deverão receber o tratamento médico, se necessário.

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:09 Polícia