segunda-feira, 09 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Itatiaia recebe a caravana Cine na Estrada

08/07/2015 16:17:07
"

Itatiaia recebe, no próximo sábado, a caravana Cine na Estrada SESI Cultural, projeto que exibe ao longo do ano filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro. Em um telão montado a céu aberto na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre, serão exibidos os filmes ‘O menino no espelho’, destinado ao público infantil, às 18 horas, e ‘O tempo e o vento’, para os adultos, às 20h30 min. A entrada é gratuita e com direito a pipoca.

Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 28 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana. No Sul do Estado, são, ao todo, 25 salas, nos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Itatiaia é a décima cidade do estado e a primeira da região Sul Fluminense a receber o projeto, que já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus, Porciúncula, Trajano de Moraes, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Miracema e Sapucaia. A caravana, que conta com a produção da Nova Bossa, já confirmou passagem por mais quatro cidades: Engenheiro Paulo Frontin (01/08), Saquarema (15/08), Miguel Pereira (22/08) e Tanguá (29/08). Outros filmes brasileiros, como ‘As aventuras do avião vermelho’, ‘Minhocas’, ‘Gonzaga - De pai pra filho’ e ‘Xingu’ foram selecionados e podem variar a cada cidade. 

O Cine na Estrada SESI Cultural já reuniu aproximadamente 6.350 pessoas no primeiro semestre de 2015 e pretende beneficiar todas as regiões do interior do estado do Rio, passando por novas cidades a cada ano. “Através do Cine na Estrada SESI Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas”, define Antenor Neto, Gerente de Cultura e Arte do Sistema FIRJAN.

Ficha técnica e sinopse dos filmes que serão exibidos em Itatiaia:

‘O Menino No Espelho’

Duração: 78 minutos

Gênero: Drama

Direção: Guilherme Fiúza Zenha

Ano de produção: 2014

Classificação indicativa do filme: Livre

Elenco: Mateus Solano, Regiane Alves, Ricardo Blat, Laura Neiva e Gisele Fróes, Lino Facioli, da série Game of Thrones, Giovanna Rispoli, Murilo Quirino e Ravi Hood.

Sinopse: Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.

‘O Tempo E O Vento’

Duração: 120 minutos

Gênero: Drama

Direção: Jayme Monjardim

Ano de produção: 2012

Classificação indicativa do filme: 14 anos

Elenco: Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Fernanda Montenegro, José de Abreu, Igor Rickli, Rafael Cardoso, Elisa Volpatto, Luiz Carlos Vasconcelos, Leonardo Medeiros, Cyria Coentro, Suzana Pires, Mayana Moura, Paulo Goulart e Cléo Pires.

Sinopse: A adaptação da trilogia homônima de Erico Verissimo se passa no Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará. O filme foi vencedor do Troféu Lente de Cristal de Melhor Filme no 5º Cinefest Brasil/Montevidéu e do 10º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema de Melhor Direção de Arte.

"

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:54 Esporte