sábado, 18 agosto 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Itatiaia reinicia trabalho de combate à Dengue

29/09/2011 17:06:28

A Vigilância Sanitária da prefeitura de Itatiaia reiniciou esta semana o trabalho do carro fumacê pelos bairros do município, no combate ao mosquito Aedes aegypti e à Dengue. O número de casos notificados e confirmados da doença no município continua pequeno, com um índice de infestação abaixo de um por cento, e o fumacê é mais uma das formas de prevenção da doença pelo governo, junto com a distribuição de telas para as caixas d´água e a visita às residências dos agentes do setor de zoonoses, que observam os depósitos de água parada, e orientam os moradores com recomendações para que evitem os criadouros. É importante que os moradores abram as janelas de suas casas para a fumaça entrar, melhorando a eficácia do inseticida.

Em 2010 Itatiaia teve quatro casos de Dengue notificados na Vigilância Epidemiológica, dos quais três foram confirmados. Os pacientes já receberam alta e estão bem. No ano passado foram cinco casos notificados, e apenas um confirmado.

“Esse pequeno aumento deste ano em comparação com o ano passado já era esperado, por causa das constantes chuvas dos últimos meses, mas com o trabalho dos agentes e o fumacê, continuamos com um índice muito baixo de infestação pelo mosquito”, explicou Ricardo Grijó, coordenador do setor de zoonores da Vigilância Sanitária de Itatiaia, que pede aos moradores que continuem alertas no combate ao Aedes, principalmente evitando água empoçada em pneus velhos, embalagens plásticas e pratinhos de plantas.

Ricardo Grijó também ressalta o trabalho preventivo realizado quando há suspeita de casos de dengue no hospital municipal.  “Assim que somos notificados de um caso suspeito, agentes da zoonoses vão até a residência do possível paciente e bloqueiam a ação do mosquito num raio de 300 metros, além de realizar a borrifação perifocal, espalhando inseticida dentro da casa”, explicou.

Ainda segundo o coordenador, é essencial que as caixas d’água estejam tampadas, pois elas são consideradas macro pontos de proliferação do mosquito transmissor da Dengue. A Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia disponibiliza e instala gratuitamente telas para cobrir as caixas d´água. Os interessados podem solicitar essa tela na Avenida dos Expedicionários, 425, no Centro, ou pelo telefone 3352-4243, em horário comercial.

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:35 Polícia