sábado, 19 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é tema de palestra em BM

29/09/2011 16:44:54

Barra Mansa promoveu na manhã de hoje, uma palestra voltada para a educação ambiental, cujo tema foi: “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”. O evento, que teve como objetivo divulgar os trabalhos na área de coleta seletiva e reciclagem, que vem sendo realizados no município, foi voltado para estudantes dos 6º e 7º ano, do Colégio Municipal Clécio Penedo, localizado no bairro Nova Esperança.

A palestra foi ministrada pelo coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo e o engenheiro, Sérgio Antônio da Silva, responsável pela coleta seletiva de Barra Mansa. Ao todo, cerca de 60 alunos assistiram a palestra e foram informados sobre o destino correto de resíduos como pneus, óleo de cozinha, lixo urbano, lâmpadas fluorescentes, pilhas, materiais eletrônicos, entre outros, produzidos no município.

- O mais importante é que conseguimos passar para os estudantes que em Barra Mansa existe um trabalho muito sério no sentido de evitar que esse tipo de material seja despejado no meio ambiente e que, dessa forma, ainda estamos contribuíndo com a limpeza urbana da cidade e com a geração de empregos. Hoje, por exemplo, além da nossa Cooperativa de Catadores, que possui mais de 80 cooperados, ainda temos a coleta seletiva ’Porta a Porta’, que atende a 26 bairros da cidade – disse Jackson.

Entre os dados divulgados durante a palestra, o coordenador destacou a coleta de óleo de cozinha que teve início em dezembro e pode ser feita nas escolas da rede municipal, em bares, restaurantes e lanchonetes e também através do “Porta a Porta”. Já com relação a coleta de pneus, Jackson informou que o município recolhe uma média de cinco mil, por mês, sendo parte do material destinado a uma empresa de massas asfálticas, outra para o aquecimento do forno de uma indústria localizada em Jacareí e o restante para projetos artesanais.

Sobre a coleta seletiva da Coopcat, o coordenador ressaltou que quando o programa teve início, em 2005, a média de material recolhido era de duas toneladas, por mês, enquanto hoje esse número chega a 100, com a meta de fechar dezembro com 150 toneladas. Segundo o prefeito Zé Renato, palestras como essa visam orientar e informar os alunos para que se tornem multiplicadores.

- É importante que nossas crianças sejam informadas sobre essas ações e que nós, enquanto poder público, incentivemos a preservarem o meio ambiente, a cuidarem da natureza e a promoverem ações que ratificam o que aprenderam na teoria. Quando as crianças são informadas e formadas, elas absorvem o que é preciso e, a partir daí, se tornam multiplicadoras. São estas ações que formam uma consciência cidadã e um futuro melhor – explica o prefeito. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:51 Cidades