sexta-feira, 19 abril 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Exposição mostra fotos de alunos feitas com celular

20/08/2015 13:54:32
"

O Centro Cultural Fazenda da Posse, em Barra Mansa, abre nesta sexta-feira a exposição “Pela luz dos olhos meus”, uma coletânea de fotografias do distrito de Rialto, feitas através de celulares pelos alunos da turma 801 da Escola Municipalizada Rialto. Idealizado pela professora Jéssica Gondim, o projeto foi desenvolvido com o intuito de valorizar a identidade dos estudantes da área rural.

- O projeto surgiu da necessidade de novas lentes e novos olhares sobre o que é corriqueiro aos alunos e a todos nós – explica a professora.

É a segunda vez que a iniciativa é realizada. Em 2014, participaram 23 alunos de 13 a 14 anos da mesma escola. “A ideia consiste em diversas etapas, entre elas debates e elaboração das fotos e tem culminância com a exposição que conta com quase 50 fotos feitas por mídia móvel, celular e tablet, todas impressas em papel fosco 15 x 21”, informa Jéssica.

A exposição será aberta ao público a partir de sábado e permanece em cartaz até 20 de setembro. “O projeto é parte do desenvolvimento do currículo de história que leciono para a turma desde 2011”, conta a professora.

Uma das explicações para a o uso de celulares na produção das fotos é curiosa. “O uso de mídias móveis foi proposto por duas coisas principalmente: a primeira é para que o objeto, que não tem muita utilidade como fonte de comunicação na comunidade, já que não há sinal de celular, pudesse ganhar um novo significado. A segunda é para que os estudantes possam perceber a tecnologia que possuem em mãos e que, se bem orientada, produz ótimos e variados frutos, na contramão do que vemos corriqueiramente por aí”.

Rafaela Porto de Oliveira, de 14 anos, é a autora da foto escolhida para estampar o convite da exposição (veja abaixo). “Para fazer a foto pensei de forma simples: pedi para que minha amiga Poliana se sentasse perto da árvore , que estava florida e com uma cor bem parecida com a blusa dela. Escolhi o lugar porque sabia que ninguém escolheria, pois todos estavam fazendo fotos do coreto ou da igreja, quase nenhuma era da natureza. Fiquei feliz em saber que a minha foto foi escolhida para o convite e minha amiga também”, diz a estudante.

O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Avenida Dario Aragão, próximo ao Sesi, no Centro de Barra Mansa.

"

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:34 Polícia