quarta-feira, 20 fevereiro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Estudantes de Resende visitam centro de controle de zoonoses

29/09/2011 16:52:15

O Centro de Controle de Zoonoses de Resende recebe, nesta semana, 150 alunos do Colégio Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro), de 9 às 11 horas. Os estudantes vão participar de palestras com orientações sobre prevenção contra dengue e receber informações  a respeito da posse responsável de animais.

Durante a visita ao CCZ, os alunos, que formam cinco turmas da escola, conhecerão as instalações da unidade, entre elas os laboratórios onde são analisadas amostras de água contaminada pelas larvas do mosquito transmissor da dengue, além dos animais apreendidos nas vias públicas de Resende.

Para a visitação, que acontece de hoje,  até a próxima sexta-feira, a escola disponibilizou um ônibus destinado ao transporte dos estudantes até o CCZ, que funciona na Rua Euridices Paulina de Almeida 300, atrás do Escola Municipal Júlio Verne, na Vila Vicentina. Por meio desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde espera conscientizar os jovens da importância do combate diário à dengue. Os técnicos do CCZ vão reforçar os procedimentos necessários visando eliminar possíveis focos da doença, como latas velhas, pneus e garrafas com água parada.

“Reforçamos as ações educativas, principalmente com os jovens, que são multiplicadores dentro das suas residências, e nas próprias comunidades onde vivem. A nossa meta é ampliar cada vez mais o trabalho de prevenção, que deve ser feito por todos os moradores da cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Outro assunto que será abordado durante a visita dos alunos do Colégio Dona Mariúcha ao CCZ é a posse responsável de animais; o funcionamento do canil da unidade; e os procedimentos voltados à adoção de animais abandonados, entre outros assuntos ligados ao dia-a-dia do Centro de Controle de Zoonozes.

“O veterinário do CCZ irá explicar também doenças transmitidas por animais e como cuidar deles. Outra recomendação que será enfatizada é no sentido de evitar o abandono de animais nas ruas”,afirmou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Márcio Luciano Mendes.

Na sexta-feira, os alunos do quarto e do quinto ano do Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria) participarão de palestras sobre prevenção contra a dengue e posse responsável de animais. Neste caso, as palestras serão proferidas na própria escola por agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município. Durante o evento nesta unidade escolar, haverá também uma gincana, e o prêmio para a turma vencedora será justamente uma visitação ao Centro de Controle de Zoonoses de Resende.

Outras escolas interessadas em participar das palestras realizadas pelo CCZ podem agendar os encontros pelos telefones 3360-5186 ou 3381-9802.

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:09 Polícia