sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Encontro debate criação do Centro Integrado de Segurança Pública

29/09/2011 16:44:40

Resende realiza amanhã  mais uma reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), um dos segmentos ligados ao Plano Municipal de Ordem Pública. O encontro – que acontecerá às 15 horas, no plenário da Câmara de Vereadores – vai ter como objetivo principal debater a implantação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública do Município).

 Estão previstas as participações de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; de representantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, além da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras); diretores de empresas privadas; e dirigentes de segmentos organizados da sociedade, como entidades de classe e instituições comunitárias. Outro assunto previsto pela pauta do encontro é a instalação do Balcão de Direito Itinerante, que provavelmente vai funcionar na Cidade Alegria para atender as famílias residentes em comunidades desta região do Município.

Segundo o superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, a proposta de implantação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) do Município visa agregar os órgãos de segurança da cidade, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, para a realização de um trabalho integrado no setor.

 Ele lembrou que uma das ações concretas dentro desta proposta já acontece em Resende por meio de uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar: a Central de Monitoramento instalada no Centro Administrativo da Beira-Rio, que registra imagens captadas em 21 pontos do Município contemplados com a instalação de câmeras de segurança.  

- O fortalecimento do trabalho integrado entre as forças de segurança proposto pela Centro Integrado de Segurança Pública do Município visa melhorar ainda mais a eficiência e reduzir o tempo na resposta às demandas apresentadas pela comunidade, agilizando dessa maneira os procedimentos em determinadas ocorrências policiais  – explicou o superintendente.

José Antônio destacou que, no âmbito do município de Resende, o Gabinete de Gestão Integrada do Plano Municipal de Ordem Pública, cujas ações foram retomadas em fevereiro de 2009 pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), tem proporcionado a realização de ações na área de segurança a partir de propostas encaminhadas pela própria população, especialmente planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e a repressão da criminalidade em determinadas áreas.

Entre as ações preventivas desenvolvidas por meio do GGIM estão a formação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública no Médio Paraíba; a inclusão de Resende no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania); a chegada de novas viaturas para a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar; a reabertura do posto do IML (Instituto Médico Legal); a melhoria dos programas de atendimento aos dependentes químicos; a realização de cursos de capacitação dos guardas municipais; e o Iº Seminário Municipal Sobre Segurança Pública, que contou, inclusive, com a presença do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame; além da aquisição de novos veículos para a Guarda Municipal, do lançamento da Campanha Viva Sem Drogas e da implantação do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância.

- Inicialmente, a prefeitura instalou 19 câmeras em pontos estratégicos das regiões da Grande Alegria, do Manejo, da área central de Resende e do Paraíso. Numa segunda etapa, mais duas câmeras foram instaladas, uma próxima ao Rodoshopping Graal, na entrada de Resende, e a outra no Terminal Sul, na Cidade Alegria, ampliando assim as medidas de prevenção contra a violência. E o processo de implantação das câmeras foi amplamente debatido com a comunidade – acrescentou o superintendente. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:40 Polícia