quarta-feira, 27 janeiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

EUA decretam desastre nacional por vazamento de petróleo

29/09/2011 16:53:02

Os Estados Unidos declararam nesta quinta-feira o vazamento de petróleo no golfo do México uma catástrofe nacional, no que pode ser um dos maiores desastres ecológicos da história do país. O presidente Barack Obama disse ainda que a petrolífera BP (British Petroleum) é a responsável pelos custos e a limpeza do petróleo.

A secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, disse em entrevista coletiva que decretar o estado de catástrofe nacional permite ao governo federal mobilizar mais recursos para fazer frente ao vazamento.

A declaração chega após um novo ponto de vazamento ter sido identificado no local onde a plataforma Deepwater Horizon afundou, na noite do último dia 20, a cerca de 80 quilômetros da costa de Louisiana.

As autoridades emitiram um alerta de que ventos podem empurrar a mancha de petróleo para a costa da Louisiana até a sexta-feira.

O alarme levou oficiais locais a tomarem medidas mais emergenciais para proteger o meio ambiente na área costeira que pode ser atingida, incluindo estratégias para afastar pássaros da região, informou o jornal americano "New York Times".

Para Mary Landry, almirante da Guarda Costeira dos EUA, o desastre ambiental poderia ser ainda mais grave. "É prematuro afirmar que trata-se de uma catástrofe. Eu diria que é um problema muito sério", afirmou.

Landry indicou que Obama foi notificado da recente descoberta de um novo ponto de vazão de óleo no local.

Em evento no Jardim das Rosas, Obama afirmou que pode usar os recursos do Departamento de Defesa para tentar conter a poluição causada pelo petróleo.

"Embora a BP seja responsável por financiar os custos das operações de limpeza, minha administração vai continuar a usar cada recurso disponível, incluindo potencialmente o Departamento de Defesa, para lidar com o incidente", disse.

Obama disse ainda que ordenou que Napolitano e o secretário de Interior, Ken Salazar, visitem o local do vazamento nesta sexta-feira para garantir que "a BP e o governo americano estão fazendo todo o possível não apenas para responder ao incidente, mas também, para determinar sua causa".

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:12 Polícia