terça-feira, 24 novembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Denatran inaugura banco de dados nacional sobre motorista amanhã

29/09/2011 16:47:49

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) inaugura amanhã um banco de dados nacional. O novo sistema deve conter o histórico completo de cada motorista brasileiro.

O motorista profissional, Waldir Ferreira de Paula, precisa revalidar a carteira. Mas hoje ele não conseguiu nenhuma informação sobre o processo dele no Detran de Brasília. “Estou perdendo trabalho”, disse.

O sistema de consultas sobre carteira de habilitação está suspenso em todo o país desde sexta-feira (27). Só volta a funcionar, na maioria dos estados, a partir de terça-feira. E quando for reativado vai trazer novidades para o dia a dia dos motoristas.

A paralisação foi programada para que o Denatran criasse um banco de dados nacional sobre os motoristas. A partir de agora, além das informações pessoais, como CPF, identidade e filiação, o órgão vai ter o histórico completo de cada um com datas e locais onde foram realizadas as provas para a emissão da carteira, nome da auto-escola, do instrutor e do médico responsável pelos exames, detalhamento das multas e dos pontos acumulados no prontuário.

Na rotina de fiscalização vai ficar mais fácil, por exemplo, identificar um motorista que teve a permissão para dirigir suspensa em um estado, mas que circula tranquilamente em outro. O banco de dados nacional também vai dar mais agilidade para os processos de transferência de carteira quando o motorista tiver pendências administrativas no estado de origem. A abertura do processo, que podia demorar três ou quatro meses, vai ser feita na hora.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:22 Cidades