quinta-feira, 16 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Polícia

Corregedoria da PM abre sindicância para apurar entrada de bebida no BEP

24/10/2011 15:03:47

A Corregedoria da Polícia Militar abriu uma sindicância interna para apurar a entrega de bebidas alcoólicas no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, na Zona Norte da cidade. Na noite deste domingo, uma Fiorino carregada com 2.600 latas de cerveja foi flagrada entrando na unidade prisional. O motorista do veículo afirmou que a carga seria entregue a um interno, mas não revelou o nome dele.

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse que foi informado na noite de domingo sobre a entrada da bebida no BEP. De acordo com ele, as pessoas envolvidas já foram identificadas e presas.

Uma equipe de reportagem da TV Bandeirantes flagrou a chegada da cerveja ao batalhão. O tenente George Guimarães, oficial de dia que estava de plantão no momento da entrada do veículo, foi detido. De acordo com o comandante do BEP, tenente-coronel Wilson Gonçalves, o oficial teria autorizado a entrada do carro por um portão lateral do batalhão, que serve de estacionamento e por onde seria autorizada somente a entrada do caminhão de coleta de lixo. Por isso, Guimarães será autuado no artigo 324 (descumprimento de ordem) e permanecerá detido. Ainda de acordo com o comandante, o acusado não explicou porque o carro entrou pelo portão lateral sem ser revistado.

O oficial diz não saber a quem seria entregue a mercadoria. No entanto, o comando do batalhão afirma já saber que a bebida seria entregue a um preso cujo nome é Fábio. O motorista que trouxe a mercadoria é entregador de um supermercado da Rede Prezunic, em Benfica. Ele disse à Corregedoria que estava fazendo uma entrega a um prisioneiro que seria dono de um comércio.

O corregedor da Polícia Militar, coronel Waldyr Soares Filho, disse não acreditar que a cerveja fosse destinada à realização de uma festa, embora acredite que a carga seja uma encomenda por parte de militares presos. Segundo Waldyr, somente podem ser realizadas comemorações de datas como dia das mães, dia dos pais e Natal, mas, tudo dentro das normas estabelecidas pela unidade.

A Corregedoria determinou que a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, no Méier, investigasse o caso.

O BEP é conhecido como "colônia de férias" entre os PMs presos. Já para o comandante e para os outros oficiais e também praças que trabalham naquela unidade, o BEP é considerado um grande "abacaxi".

Uma interceptação telefônica dentro do batalhão prisional foi o estopim para a transferência dos três PMs acusados do assassinato da juíza Patrícia Acioli, que estavam presos lá, para diferentes unidades de detenção. Na gravação, um dos PMs comentou com outra pessoa, por telefone, que seria fácil fugir do BEP. A descoberta fez com que o Ministério Público pedisse a transferência imediata do tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e dos cabos Sérgio Costa Júnior e Jefferson de Araújo Miranda da unidade.

No mês passado, vazaram fotos de uma festa de aniversário que aconteceu em 2010 supostamente custeada pelo ex-PM Carlos Ari Ribeiro, o Carlão , com direito a bebidas alcoólicas, bolo, doces e outras guloseimas. No dia 2 de setembro, Carlão fugiu do BEP em circunstâncias misteriosas. O cabo, expulso da corporação em janeiro, arrombou a sala da Defensoria Pública no primeiro pavimento, chegou ao pátio e alcançou uma guarita desativada. Um PM viu a movimentação e chegou a fazer um disparo. Carlão usou uma corda para descer o muro e fugiu provavelmente num carro que o esperava. O oficial de dia foi preso e um Inquérito Policial Militar foi instaurado.

Em represália à fuga do ex-PM, a Vara de Execuções Penais (VEP) tomou uma medida dura contra os 281 presos ainda no local. Todos os eletrodomésticos usados pelos internos, incluindo aparelhos de ar-condicionado, televisores, fornos de micro-ondas e elétricos, geladeiras e ventiladores, foram retirados por determinação do juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, presidente interino da VEP.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:17 Cidades