sexta-feira, 14 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Caravana cultural percorre o Sul Fluminense

06/02/2012 11:06:28

As diversas manifestações culturais do Sul Fluminense vão compor o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’, que estará sendo produzido durante os próximos meses e será disponibilizado na web em meados de 2012. Desde o dia 22 de janeiro, a caravana com equipe que reúne repórter, fotógrafo e cinegrafista percorre pelos municípios. Nesta segunda-feira, a equipe estará Vassouras. Nesta terça, em Mendes e, na quarta, em Valença. Na quinta-feira será a vez de Rio das Flores e, no sábado, Barra do Piraí.

Na próxima semana, as cidades que serão visitadas são Pinheiral (domingo), Volta Redonda (segunda), Barra Mansa (terça) e Rio Claro (quarta). O mapeamento do estado do Rio apontará espaços culturais, calendário fixo da cultura local e principais destaques dos patrimônios material, imaterial e natural do estado.

 “Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, disse a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios.”

O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre outros.

O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:03 Saúde