sexta-feira, 19 abril 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Brasil inicia esta semana resgate de embarcação que naufragou na Antártica

27/02/2012 14:42:00

A Petrobras deve iniciar ainda esta semana o resgate da embarcação brasileira que naufragou na Antártica, em dezembro de 2011, quando transportava 10 mil litros de óleo combustível para a Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada no Continente Antártico. Embora tenha ocorrido há cerca de dois meses, o acidente só foi divulgado no último final de semana.

De acordo com a Marinha, a chata (embarcação cargueira) afundou devido à “mudança repentina das condições ambientais locais”. Imagens feitas com o uso de um veículo submarino operado a distância indicaram que a embarcação estava a cerca de 40 metros de profundidade e a cerca de 900 metros da praia onde fica a base militar e científica. Nenhum vazamento de óleo foi constatado e a estrutura da embarcação estava preservada.

Para tentar trazer à embarcação à tona, os mergulhadores irão usar boias infláveis e o guindaste do Gulmar Atlantis. O Brasil é signatário de protocolos internacionais de preservação ambiental do Continente Antártico, o que amplia a preocupação da Marinha com um possível vazamento do óleo durante a operação.

Um óleo combustível especial seria usado para abastecer os geradores da base brasileira, reabastecida anualmente durante o verão antártico, de novembro a março, por navios da Marinha. A estação abriga pesquisadores brasileiros que fazem estudos financiados pelo governo brasileiro sobre os efeitos das mudanças climáticas na Antártica e suas consequências para o planeta, além de pesquisas sobre a vida marinha e a atmosfera.

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:07 Internacional