quarta-feira, 05 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Barra Mansa inicia novo tratamento para diabéticos

29/09/2011 16:45:03

Barra Mansa iniciou hoje o atendimento diferenciado aos pacientes com insuficiência venosa crônica ou o chamado pé diabético, que são as feridas que não cicatrizam devido à doença. O atendimento está sendo oferecido às quartas-feiras com o acompanhamento médico e o curativo todos os dias no Centro de Referência Médica de Barra Mansa (Cremeb), no bairro Ano Bom.

Os pacientes que precisarem ser atendidos devem procurar a unidade de saúde do bairro onde moram para serem avaliados e posteriormente encaminhados para o tratamento no Cremeb. De acordo com o prefeito Zé Renato, o atendimento foi viabilizado uma vez que os profissionais da Secretaria de Saúde perceberam o grande número de atendimentos desses casos.

- A Secretaria de Saúde procura trabalhar com números e estatísticas que mostram como está o atendimento oferecido e onde precisamos melhorar. Diante disso, percebemos que muitos atendimentos de emergência e em ambulatórios tinham relação com essa doença. Então resolvemos pesquisar um tratamento que tem sido realizado no país, que pretende controlar a incidência de feridas, e o implantamos em Barra Mansa – explicou.

O tratamento, citado pelo prefeito, é a base de hidrozonioterapia, que tem sido referência no Brasil como explica o cirurgião vascular e cardiologista responsável pelo programa, Gilberto Fonseca Soutello. “Nós fazemos o atendimento com curativo especializado, desbridamento cirúrgico (limpeza), antibioticoterapia e a hidrozonioterapia, que é a técnica nova utilizada para acelerar a recuperação do membro e controlar as feridas”, explicou, ressaltando que, além do atendimento, os pacientes recebem orientação de higiene e cuidados que podem ser feitos em casa.

Além do atendimento aos diabéticos, na próxima quarta-feira, dia 24, outro serviço será iniciado no ambulatório do Cremeb. Será a avaliação de pacientes que têm encaminhamento e precisam de acompanhamento médico e cirurgia de varizes. Os profissionais de todas as unidades de saúde estão passando por capacitação para iniciar a captação de pacientes que precisam do tratamento. Posteriormente, esses pacientes serão encaminhados para o atendimento no Cremeb. Os interessados devem procurar a unidade de saúde do bairro onde moram para passarem por uma triagem. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:47 Polícia