domingo, 05 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Estado

Angra termina manutenção de estradas vicinais do Bracuí

29/09/2011 16:44:41

Angra dos Reis termina amanhã, o trabalho de manutenção nas estradas vicinais (rurais) da região do Bracuí. Vinte quilômetros de estradas foram recuperados, incluindo a Beira Rio, Estrada dos Índios, Santa Rita a do sertão do Embu. As estradas são utilizadas por produtores rurais, principalmente de palmito, banana e aipim, e por piscicultores de tilápia para o transporte da produção e dos insumos. Elas são também fundamentais para a locomoção das comunidades rurais locais, especialmente para os estudantes, que precisam delas no dia a dia para ir à escola.

A Subsecretaria de Agricultura é o setor responsável pela manutenção corretiva e preventiva das estradas vicinais durante todo o ano, mas é neste período do ano que o trabalho se intensifica.

– Este período é melhor para trabalharmos, pois chove menos e quando chega o verão, período das chuvas fortes, tudo já está pronto – explicou o subsecretário de Agricultura, Marco Aurélio Chagas, que acompanhou a recuperação no local.     

Foi feito um trabalho de nivelamento das estradas, limpeza de bueiros e canaletas, desobstrução de manilhas, roçada (corte do mato) e a ampliação de seis redes de drenagem. As benfeitorias vão garantir maior trafegabilidade e melhoria de acesso a vários locais do Bracuí.

A prefeitura investe recursos e mão de obra próprios no trabalho de manutenção das estradas vicinais. No Bracuí foram utilizados 300m3 de brita corrida, 30 sacos de cimento, 80 manilhas, dois caminhões, uma motoniveladora, uma retroescavadeira e uma pá mecânica.

O trabalho no Bracuí começou no início deste mês. Antes, a equipe da Subsecretaria de Agricultura estava nos bairros do Belém e Jundiaquara realizando o mesmo serviço. Em agosto, a equipe fará a manutenção das estradas da Banqueta.

O piscicultor Ângelo Baroni tem quatro tanques em sua propriedade, no Bracuí, onde produz, por ano, entre quatro a cinco toneladas de tilápia. Ângelo e o subsecretário de agricultura destacaram a parceria e cooperação entre a prefeitura e a comunidade local, que contribui para o trabalho de manutenção das estradas.

– A prefeitura de Angra sempre tem nos atendido, tanto com a manutenção das estradas quanto na questão da piscicultura, incentivando a nossa produção – disse o criador. – A estrada estava em um processo de erosão e os carros passavam com dificuldade em alguns locais. A conservação das estradas ajuda muito no transporte da produção – afirmou Ângelo.        

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:28 Cidades