domingo, 12 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Alunos da UFF realizam trote solidário com doação de sangue

29/09/2011 16:44:54

Cerca de 40 alunos do curso de engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) estiveram hoje no Hemonúcleo do Hospital São João Batista para doar sangue. A iniciativa faz parte do Trote Solidário, iniciativa do Diretório Acadêmico 17 de Julho, que visa conscientizar os novos universitários ao mesmo tempo chamar atenção da sociedade para a doação voluntária de sangue.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, a enfermeira Cristina Guimarães, através de iniciativas como essa é possível conscientizar os jovens a doarem sangue. Segundo as estatísticas pessoas entre 18 e 39 anos são os maiores doadores.

-Não pode ser uma ação isolada. É preciso sensibilizar e conscientizar esses jovens para que eles exerçam seu papel de cidadão, fazendo doações espontâneas e contínuas, disse.

Para o presidente do Diretório Acadêmico 17 de julho, Paulo Ribeiro Alves Filho, durante toda a semana outros alunos deverão fazer a sua doação. “Esse ano recebemos um suporte da universidade que nos ofereceu  o transporte para deslocar esses alunos. Com isso  teremos um número grande de doações. Dividimos os alunos em grupos para que a atividade seja realizada de forma organizada”.

Para o estudante do curso de Engenharia de Agronegócios João Paulo Justo, de 21 anos, morador de Barra Mansa a iniciativa   da doação de sangue é válida. Isso porque, diz ele, além de ajudar a salvar vidas, os calouros já terão a consciência de sua responsabilidade social dentro da instituição. "É uma iniciativa de integração. A universidade é justamente esse local de expansão das idéias", avalia João Paulo.

Já o estudante João Pedro de Castro Ferrari, 19 anos, de Caraguatatuba - que já é doador de sangue -  também aprova a iniciativa. “Aos 18 anos resolvi que queria ser doador de sangue. Desde então eu venho doando. É muito bom saber que podemos contribuir para salvar uma vida”.

Para doar, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilos, no mínimo, apresentar boa saúde. O Hemonúcleo de Volta Redonda recebe uma média de 30 doadores por dia, sendo que o ideal seriam 40 doadores/dia. O tempo de coleta de sangue pode variar entre 5 e 15 minutos. O horário de coleta de sangue hemonúcleo é  das 7 às 13 horas no Hospital São João Batista, na Rua Nossa Senhora das Graças, 275, São Geraldo.Mais informações poderão ser obtidas pelo Disk Sangue 0800 2825742 ou no próprio núcleo (24) 3339-4242, ramal 325.

  

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:22 Polícia