sábado, 07 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

Vida Digital

por: Frederico Guimarães

Whatsapp clonado? Previna-se

10/10/2019 17:50

Recentemente, casos de whatsapp clonados passaram a ser verificados em todo o Brasil. Há casos registrados, inclusive, em Volta Redonda e Barra Mansa.

Devido ao grande número de dados privados que as pessoas depositam nesse aplicativo, ter o app clonado permite que os golpistas vejam todas as suas informações armazenadas, inclusive conversas em tempo real.

Nestes acontecimentos, golpistas usam outros aplicativos, piratas, para acessar dados do seu celular e com isso fazer uma cópia do seu whatsapp.

Logo após eles se passam por você e enviam mensagens aos seus queridos pedindo dinheiro emprestado para pagar um carro, cobrir um plano de saúde ou algo do tipo. E enviam uma conta de "laranja" para a pessoa fazer o depósito de uma determinada quantia. 

No final, na intenção de ajudar o amigo, a vítima acaba sendo prejudicada.

Geralmente, quem tem os dados roubados demora para perceber e, quando descobre, costuma ser tarde demais. Amigos e familiares acabam saindo no prejuízo e gerando muito transtorno.

Entretanto, o próprio Whatsapp conta com algumas ferramentas para prevenir que o seu aplicativo seja clonado. E é muito mais simples do que você imagina.

Esta aplicação se chama "verificação em duas etapas.  Com isso é gerada uma senha e toda vez que você for reinstalar o app, será solicitado esse código.

Se alguém tentar clonar o seu app, mesmo com uma cópia do chip, não será possível.

Veja abaixo o passo a passo de como fazer.

Passo 1 - Na tela principal do APP, clique nas 3 setinhas no canto superior direito, logo em seguida, configurações.

Saiba como se prevenir para não ter Whatsapp clonado

Passo 2 - Clique no ícone "conta", depois verificação em duas etapas.

Saiba como se prevenir para não ter Whatsapp clonado

Passo 3 -  Clique em ativar. Depois será solicitado que você crie um código PIN de 6 dígitos. Digite uma vez e clique em avançar. Digite novamente o código que vc escolheu e clique em avançar.

Saiba como se prevenir para não ter Whatsapp clonado

 

Passo 4 - Por último, digite um email em caso de esquecimento desse código PIN que você acabou de criar. Confirme o email e clique em concluir.

Saiba como se prevenir para não ter Whatsapp clonado

 

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional