sábado, 21 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

Esporte

por: Filipe Cury

Volta ao passado

03/02/2016 12:02

A brilhante e indiscutível vitória do Voltaço sobre o Fluminense, na abertura do Campeonato Carioca, no último domingo, me fez recordar do principal confronto entre as duas equipes desde 1976, quando os times do interior passaram a disputar o Estadual.

Em 2005, o Voltaço venceu o Americano nos pênaltis e conquistou a Taça Guanabara. Título nunca obtido pelo clube até então, o que automaticamente levou a equipe para a final do Campeonato Carioca pela primeira vez em sua história.

No entanto, enfrentou o desacreditado Fluminense, que, ao contrário do Tricolor de Aço, fez uma péssima campanha na primeira fase. Mas se recuperou na segunda e, merecidamente, disputou o título ao emplacar goleadas nos rivais.

No confronto final da decisão, Túlio e companhia viram o time das Laranjeiras virar o placar e estragar o que seria a maior festa da história do esporte da cidade do aço.

Dia triste, pelo menos para mim, que tinha 11 anos. Ainda lembro do silêncio que ficou a cidade após aquela derrota. Até alguns torcedores do Flu, moradores de Volta Redonda, ficaram frustrados. “Poxa, tenho mais de 25 estaduais (até então). Custava este ano o troféu ficar com o Voltaço?”, pensaram muitos.

Mas o futebol é impiedoso na maioria das vezes. Sabemos que um deslize pode ser fatal. E foi para o Volta Redonda. Em 17 de abril daquele ano, o Fluminense precisava de três gols para se sagrar campeão. O Voltaço venceu o primeiro jogo da decisão por 4 a 3.

Na época, a campanha do Voltaço foi um feito de dar inveja a muitas equipes do interior. Afinal, havia acabado de sair da Segunda Divisão do estadual, em 2004, e estava na final da Primeira Divisão no ano seguinte. Tudo conspirava a favor.

Sem contar que, com a conquista da Taça Guanabara, o Tricolor de Aço também havia garantido uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Além disso, quase levantou a Taça Rio também, porém, na semifinal, perdeu para o Flamengo por 1 a 0.

Na semana rumo ao segundo confronto decisivo do Estadual de 2005, o time se concentrou em Vassouras. Naquele 17 abril, no Maracanã, o Tricolor de Aço foi com tudo para cima do Fluminense e logo no início do primeiro tempo Fábio fez 1 a 0. A esta altura, o tricolor das Laranjeiras precisava fazer três e a festa em Volta Redonda já havia começado.

Porém, o Flu virou para 3 a 1. Até hoje, ninguém sabe o que aconteceu. Às vezes chega a ser cômico lembrar. Muitos falaram que o Voltaço foi desestabilizado quando o Fluminense anunciou que contrataria três destaques do adversário: o atacante Léo Guerra, o lateral-direito Schneider e o goleiro Lugão.

Todavia, o  folclórico artilheiro Túlio Maravilha admitiu em entrevista o relaxamento da equipe: “Achávamos que já éramos campeões”.

Lá se vão 11 anos do histórico jogo. Desde então, o nosso Voltaço jamais conseguiu repetir a façanha. A estreia deste ano foi promissora. Vamos torcer. Será que esse ano vai?

Filipe Cury é estudante de jornalismo e faz estágio no FOCO REGIONAL. Sua coluna é publicada sempre às terças e sextas-feiras

E-mail: filipecury93@gmail.com

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional