sábado, 21 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

Valores líquidos

18/08/2017 15:15

Vivemos em tempos frenéticos, um mundo de consumo e opções, de incertezas, um mundo líquido, onde nada é duradouro e quase tudo é descartável. Este é o conceito da “Modernidade Líquida”, desenvolvido por Zygmunt Bauman, sociólogo e um dos intelectuais mais respeitados da atualidade.

Somos uma sociedade permanentemente com pressa e conectada, com um número irreal de amigos e seguidores, que expõe gratuitamente a vida nas redes sócias, uma sociedade que cada vez mais ignora a noção de intimidade, que compartilha o almoço, que faz check in por onde passa, opina sem responsabilidade sobre tudo e todos e não tem permissão para não parecer feliz.

Na liquidez que Bauman identifica em seus livros, não há lugar para planos de longo prazo, relações duradouras, laços profundos de amizade... o sexo é quase sempre consequência da satisfação instintiva individual e até o caráter se deixa escorrer pelas mãos, como a água. Precisamos de satisfação imediata e isso nos fragiliza muito, na esfera do trabalho e em nossas relações em geral.

Reflita sobre quais são os valores líquidos que você tem cultivado. A escolha de se entregar para a vida e para as relações é somente sua. A escolha de se manter na cultura do descartável e substituível, também.

Assim como Bauman, não acredito que exista apenas uma forma de ser feliz. Há muitas formas de ser feliz, mas nenhuma delas nos abstém de fazer a nossa parte.

Até a próxima!

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional