domingo, 19 novembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

Manifesto do não

20/10/2017 15:20

 Por que dizemos sim para as coisas que, na verdade, não queremos?

Seria medo da rejeição? Da opinião alheia? Medo da solidão? De não parecer uma boa pessoa? Medo de desapontar os outros? Seria a nossa motivação o desejo de sermos aprovados, apoiados, termos atenção? Ou simplesmente porque dizer sim é mais fácil do que dizer não?

É o sim que sempre queremos receber, não é verdade? Temos medo de receber um não e muitas vezes nos colocamos nessa posição de sempre dizer sim, porque no fundo é assim que gostaríamos que fizessem com a gente.

Deixa eu te contar um segredo: SIM, VOCÊ PODE DIZER NÃO! Saber dizer não para o outro é saber dizer sim para si próprio!

Todos nós, de vez em quando, abrimos mão da nossa vontade para agradar alguém e não há nada de errado nisso, desde que isso não se torne um padrão. O problema é viver sempre cedendo aos pedidos dos outros, colocando os outros em primeiro lugar e esquecendo-se de si mesmo.

A maior parte de nós faz concessões sobre aquilo que valoriza, que é importante para si, apenas para garantir que receberá um pouquinho de amor. Quanto mais concessões fazemos, menos respeitamos os nossos valores e aos poucos vamos perdendo nossa identidade. Ficamos vazios de nós mesmos e, se estamos vazios de quem nós somos, os outros preenchem a gente e isso faz com que nos tornemos dependentes dos outros. Por fim, viveremos a vida dos outros e não a nossa própria em potencialidade.

Requer muita maturidade e amor próprio conviver com nossas escolhas, todas elas, inclusive a de dizer não. E o amor próprio nada mais é do que uma descoberta e aceitação diária de quem a gente realmente é. É se colocar em primeiro plano.

Outro dia, ao ser questionada, uma cliente me respondeu “tanto faz”. “Tanto faz não, me diz o que você prefere”, respondi. Que daqui para frente, você possa descobrir quais são suas preferências e então possa honrá-las. Que você possa dizer não, sem peso na consciência, pois quando você diz sim para outro querendo dizer não, está dizendo não para si mesmo.

Não se esqueça de que quando nos respeitamos, naturalmente, ganhamos o respeito dos outros. Ninguém pode ir além do limite que nós estabelecemos. Portanto, estabeleça seus limites e seja mais justo com você mesmo.

Respeite seus valores, aprenda a dizer mais sim para si mesmo, coloque-se em primeiro plano e as coisas começarão a mudar a seu favor!

Até uma próxima!

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

 

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional