quinta-feira, 25 maio 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

Em Foco

por: Fernando Pedrosa

Neto segue na cena

08/07/2016 17:22

Fernando Pedrosa

O prefeito de Volta Redonda Antônio Francisco Neto, como se sabe, não é candidato a nada este ano, até porque não pode. Mas continua sendo o centro das conversas políticas.

Esta semana, ele desistiu de lançar a candidatura do engenheiro Sebastião Faria à sua sucessão e acabou deflagrando mais uma série de boatos nos bastidores.

Um deles: que recorreria ao plano B, o deputado federal Deley de Oliveira (PTB). Nenhuma chance. Deley não vai disputar a prefeitura, tanto que participou das mais recentes inaugurações do prefeito. Se houvesse a mínima possibilidade de concorrer, ele ficaria de fora, para não infringir a lei eleitoral.

Outro: Neto já teria decidido apoiar o deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) em detrimento da vereadora América Tereza, do seu partido (PMDB).  Também não houve, pelo menos até agora, nenhum movimento neste sentido.

Certo

Ainda não há data definida, mas Neto vai mesmo afirmar apoio a América. Vale ressaltar que o todo-poderoso do PMDB no estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, já tinha deixado claro para o prefeito que, se ele lançasse o nome de alguém, a decisão seria respeitada porque a eleição na cidade certamente será em dois turnos. Fora disso, o nome a ser apoiado por quem está no PMDB é o da vereadora.

A conferir I

O PMDB abriu conversas com o PSC para a possível indicação de um vice na chapa encabeçada por América Tereza. O partido do peixinho conta com nomes como o vereador José Jerônimo, o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas, Ubirajara Vaz, e seu assessor, Thiago Martins.

Os dois lados não confirmam ou desmentem a negociação, dizem apenas que as conversas giram em torno de um projeto que torne Volta Redonda governável pelos próximos quatro anos.

Certo é que, dentro do grupo de apoio de América Tereza e também do prefeito Neto, o nome mais cogitado vem do PSC.

A conferir II

Há quem garanta que o ex-prefeito Gotardo Neto já teria aderido à candidatura de América Tereza.  

Será porque ele e o deputado Albertassi andaram trocando alguns dedos de prosa esta semana num restaurante do Aterrado?

Chateado

E há quem diga que Sebastião Faria ficou frustrado por sua candidatura ter sido abortada. Ele estava empolgado com a possibilidade de vir a disputar o Palácio 17 de Julho.

Na área

O senador Romário foi convidado para a convenção do PSB de Volta Redonda, marcada para o próximo dia 23.

Já declarado pré-candidato a prefeito, Jorge Costa – que assumiu a prefeitura de Barra Mansa com o afastamento de Jonas Marins – se movimenta para tomar a direção do PRB na cidade.

Hoje, o controle do partido está com o ex-presidente do Fundamp, Paulo César Alves, que, na briga entre Jonas e Jorge, ficou com o primeiro.

PC esteve, por sinal, na coletiva em que o PCdoB confirmou o nome do vereador Ueslei Brito para a disputa da prefeitura, em substituição a Jonas Marins.

É daqui

Pouca gente sabe, mas o deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF), relator na Comissão de Constituição e Justiça do recurso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nasceu em Volta Redonda.

Quem chamou a atenção para o detalhe foi o arquiteto Ronaldo Alves, durante participação esta semana no Programa Francisco Barbosa, da Rádio Sul Fluminense.

Fonseca, advogado, está radicado em Brasília há muito anos.

Convocado

Claudinei Evangelista assumiu esta semana uma vaga no Conselho Tutelar 2 de Volta Redonda, o do Retiro. Vai ficar no cargo por 90 dias, substituindo Dion Lucas.

Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional