segunda-feira, 21 agosto 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

Em Foco

por: Fernando Pedrosa

Poucas & Boas

24/11/2015 14:33

Aborrecido

Um amigo que esteve com o engenheiro Horácio Delgado, exonerado da direção do Saae na semana passada, garante que nunca o viu tão abatido.

Mais um

Horácio é mais um integrante da equipe de Jonas Marins que fica pelo caminho ao longo do governo. Fazem parte da lista outros como Douglas Durante (que deixou a Secretaria de Fazenda), Ébison Diettrich (a Secretaria de Ordem Pública) e Leandro Machado (exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Rural).

Quadro

A transferência para março da janela que permitirá aos políticos mudar de partido sem correr o risco de infidelidade ainda pode mudar muita coisa na composição das nominatas dos partidos para a eleição em Volta Redonda. Mesmo assim, é interessante observar o grupo que está sendo montado no PMDB, que lançará a vereadora América Tereza para disputar o Palácio 17 de Julho.

O partido deverá ser o destino de Fernando Martins, eleito em 2012 pelo PSDC. O deputado estadual Edson Albertassi, que comanda a legenda, já fechou também com a ex-vereadora Neuza Jordão, que estava naquele chamado blocão liderado pelo prefeito Antônio Francisco Neto.

Quem também já assinou a ficha de filiação peemedebista foi o metalúrgico Carlinhos Santana, que, em 2012, também concorreu pelo PSDC.

Toninho Oreste, que foi eleito em 2008 e não se reelegeu quatro anos depois, ainda permanece no partido, mas não está descartada uma mudança.

                                              ***

Expectativa

Uma das perguntas que jornalistas mais ouvem de pré-candidatos a vereador é sobre as chances do delegado Antônio Furtado, caso ele venha mesmo a concorrer à Câmara no ano que vem.

Se a candidatura se confirmar, porque é bom não descartar uma chapa puro-sangue no PMDB – com América e Furtado – presume-se que Furtado terá uma boa votação. Porém, se seria eleito, é outra história.

Ele conquistou admiração na cidade nos quase quatro anos em que esteve à frente da delegacia de polícia. Isso potencializa seu nome. Mas o voto de vereador, como se sabe, é bem peculiar. Vai da amizade à, infelizmente, troca de favores.

                                              ***

Resultado

Sabe aquela visita do prefeito Jonas Marins à Floresta da Cicuta, recentemente? Organizada pelo secretário de Planejamento Ronaldo Alves, a ida do prefeito e de seus auxiliares à área de relevante interesse ecológico, acompanhados de diretores da CSN, rendeu uma multa à empresa aplicada, pelo ICMBio.

Isso porque a CSN não comunicou previamente, como deveria, o órgão ambiental para autorizar a entrada.

                                              ***

Brasil-il-il

Por falar nisso, o Brasil é, de fato, um país diferente. Você pode ser preso se criar um curió na gaiola. Mas, se for dono ou diretor de uma grande empresa, como a Samarco, responsável pelo maior desastre ambiental da história, fica livre com um passarinho.

Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL

E-mail: pedrosa@focoregional.com.br

 

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional