sexta-feira, 15 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

Perfeccionismo: como lidar?

22/09/2017 13:29

Existe algo que pode estar limitando sua vida, que não é seu o chefe, seu cônjuge, a crise... Este algo é o perfeccionismo.

Eu sei... Sua intenção é boa. O perfeccionismo não vem de uma intenção negativa, na maioria das vezes vem com a intenção positiva de agradar. Mas, conta pra mim: quantas oportunidades você já perdeu por causa dessa boa intenção? De quantos projetos declinou? Quantos relacionamentos desvalorizou?

E quantas vezes seu perfeccionismo serviu de bengala diante do medo de fracassar, de ser criticado, de não ser suficientemente bom?

Sem falar das inúmeras vezes em que se diminuiu, comparando-se com os outros...

Busque a excelência em sua vida ao invés de perfeição. Lembrando-se sempre que excelência só vem com muita prática e que a prática requer ação e repetição.

Eu sempre digo para meus clientes: "Mira na Lua, mas não despreze as estrelas". Isto é, busque a excelência, dê asas aos seus sonhos, mas desfrute do que foi possível ser feito - ainda que não lhe pareça perfeito - aqui e agora.

Quando foi a última vez que você celebrou alguma conquista sua, especialmente uma conquista modesta? Ou será que você não anda vivendo a alegria do caminho, à espera da perfeição da chegada?

Para ser bem feito, não precisa estar perfeito. Para se sentir mais realizadom e até mesmo grato, você não precisa pensar somente no que ainda quer alcançar, pode e deve também pensar em tudo o que já conquistou.

Não deixe o perfeccionismo te paralisar e te cegar para a beleza do simples e até mesmo do inacabado. Afinal, por que não? Não espere as condições estarem perfeitas para começar, apenas comece agora, já!

Qual a melhor hora para começar a trabalhar nos seus objetivos, negócios e relacionamentos se não agora? Seu presente é resultado de suas ações no passado e adivinha? Seu futuro será o resultado de suas ações no presente. Para chegar a algum lugar é preciso começar a caminhar! Simples assim.

Ah... E não se esqueça de fazer uma pausa, quando você tiver um plano grandioso. Muitas pessoas se sobrecarregam e desistem, quando deveriam apenas parar um pouco e descansar.

Em suma, se você quer levar uma vida mais leve, precisa começar pegando mais leve consigo mesmo.

Está disposto a tentar? Desejo uma boa (não perfeita) jornada para você!

Até a próxima!

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional