quinta-feira, 17 agosto 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

O oposto do amor é o poder

02/06/2017 09:45

Qual seria o oposto do amor? Alguns dirão que é o ódio, outros dirão que é a indiferença. Carl Jung dizia que “o oposto do amor é o poder”.

Outro dia fui madrinha de casamento de um casal muito especial de amigos e, durante os votos, o noivo disse que não queria que nada mudasse com o casamento, absolutamente nada – nem as coisas ruins.

Pensei em mim no passado e nas tantas outras pessoas que tentam mudar o outro. Para Jung, amor e poder são a sombra um do outro. Porque quando tentamos dominar o outro, quando nos apoderamos sobre o outro, tiramos do outro a possibilidade dele de ser quem ele é. Quanto mais eu desejo mudar o outro, menos amor tenho por este alguém – pois não permito que ele seja quem ele é. E é por esta razão que o amor e poder são opostos.

Faz sentido para você?

É claro que podemos - e devemos - expor ao outro como nos sentimos em relação ao que ele faz ou deixa de fazer, mas com que direito achamos que podemos mudar o outro?

Abrir mão de ter o controle sobre tudo é amar. É respeitar e confiar. Amar com “motivos e porquês”, amar condicionalmente, é poder.

Eu desconfio que onde não há liberdade, especialmente de ser quem si é, também não há amor. Há apenas o desejo de amar o outro, mas não o amor pelo outro. O amor não floresce em solo de domínio sobre o outro. O amor diz sim no altar sem desejar que o outro mude.

Que possamos abrir mão do poder, para amarmos mais e melhor os outros. E, sobretudo, tenhamos um bom relacionamento conosco mesmo, antes de querer ter um bom relacionamento com alguém.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com as pessoas que você gosta e inspire transformações.

Até a próxima!

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional