sábado, 21 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

Em Foco

por: Fernando Pedrosa

Decisão de Neto deve sair este mês

10/05/2016 18:05

Deveria ter sido em abril, mas, segundo fontes próximas ao prefeito Antônio Francisco Neto, ficará para o fim deste mês a decisão dele se vai indicar um candidato para a eleição deste ano ou se, como quer o seu partido (PMDB), abraçará a candidatura da vereadora América Tereza. Neto está deixando para anunciar a posição para os 45 do segundo tempo. Enquanto isso, sobram especulações nos bastidores.

O certo é que, se lançar alguém, será mesmo o engenheiro Sebastião Faria, diretor do Hospital São João Batista. Segundo uma fonte da coluna, o deputado federal Deley de Oliveira, também cogitado, não quer mesmo concorrer.

Faria está filiado ao PSB e, em caso de candidatura, são grandes as chances de o vice ser indicado pelo PSC. E o nome mais cotado, segundo se comenta, é o do assessor da presidência da AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), Tiago Martins. Há quem garanta que o presidente da AAP-VR, Ubirajara Vaz, já deu o “ok” para o assessor, caso a hipótese se confirme.

Pode ser

O deputado estadual Edson Albertassi disse ao FOCO REGIONAL esperar que Neto apoie América Tereza. Esta possibilidade não deve ser desconsiderada por vários motivos, entre eles o fato – já noticiado pela coluna – de a situação financeira do município estar tão complicada que Neto não enxerga a possibilidade de dedicar a ninguém o tempo que gostaria numa campanha eleitoral. E a de ano, como se sabe, é bem mais curta.

Sem pressão

Poucas  Boas Neto deve decidir este ms sobre candidatura

A vinda a Volta Redonda do presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, criou entre os peemedebistas a expectativa de que Neto fosse pressionado a apoiar a vereadora. Não foi.

Depois da visita ao Hospital Regional e antes da inauguração da sede do PMDB, à qual Neto não compareceu (alegou que tinha escadas demais para subir e ele, como se sabe, está bem acima do peso), Picciani, Albertassi e Tereza almoçaram na casa do prefeito, no Jardim Amália. Nem mesmo ali, longe de outros correligionários e da imprensa, Picciani pediu a Neto para apoiar a vereadora. Como ele disse ao site, entende que este apoio deve ser conquistado e não imposto. Não funcionaria.

A conferir

Nos bastidores, há quem acredite que, se Neto vier a abandonar mesmo a ideia de ter candidato e se juntar à campanha de Tereza, deverá condicionar à indicação do vice da chapa. Que, neste caso, não seria Sebastião Faria.

Gastando saliva

Enquanto Neto posterga sua posição, América anda conversando com outros políticos. “Não posso ficar esperando”, tem dito aos mais próximos.

Cardápio

Numa destas conversas, aconteceu uma coincidência interessante. Na semana passada, Tereza marcou um encontro com o empresário Rogério Loureiro, no restaurante do kartódromo de Volta Redonda, no Aero Clube.

Mal havia iniciado a conversa, eis que chegam, para surpresa de ambos os lados, o prefeito Neto, acompanhado do irmão e secretário Munir Francisco, do vereador Neném, da mãe, dona Munira e de...Sebastião Faria.

Depois de muitos sorrisos amarelos, o pessoal da mesa de Neto foi cumprimentar América e Loureiro. Inclusive o prefeito.

Escolhido

O vereador Francisco Chaves (DEM) está todo prosa. Jorge Picciani anunciou publicamente em Volta Redonda que dará a ele seu apoio pessoal na disputa da eleição de vereador.

Na inauguração da sede do PMDB, onde estavam nomes como o vereador Tigrão e pré-candidatos, como o delegado Antônio Furtado e Paulinho do Raio-X, Picciani frisou que todos receberão apoio do partido, mas que se empenhará pessoalmente por Chaves, que fez campanha por ele. Disse que é um ato de gratidão.

Motivação

Por fim, Picciani motivou os pré-candidatos ao afirmar que os prefeitos eleitos do PMDB chamarão vereadores também eleitos para ocupar cargos no governo, abrindo assim espaço para os suplentes.

Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL


Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional