segunda-feira, 26 junho 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Colunas

por: Ingridy Ribeiro

Mexeu com uma, mexeu com todas!

07/04/2017 11:22

A essa altura você já sabe a origem e a razão da frase "Mexeu com uma, mexeu com todas", que estampou camisetas de atrizes globais e circulou as redes sociais esta semana.

A desunião feminina sempre foi uma coisa que me intrigou. Eu invejava a camaradagem masculina e não entendia por qual razão as mulheres não percebiam que é muito melhor se apoiar, admirar e se unir a outras mulheres também.

Verdade seja dita: poucos assuntos unem tanto as mulheres como o assédio. Afinal, que mulher nunca sofreu? Eu, particularmente, achei a repercussão do protesto muito importante. Acredito ser preciso quebrar – cada vez mais - o silêncio abafado do assédio. É por esta razão que escrevo sobre isso hoje.

O fato de vivermos à sombra de uma sociedade machista, é o resultado de uma construção. Não vivermos, também será o resultado de uma construção. Tal construção acontece aqui e agora. Comigo, com você, com todos nós.

Assédio é crime. Crime este que pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres. Considerando que a grande maioria dos cargos de chefia ainda é ocupada por homens, a grande maioria das vítimas de assédio ainda são mulheres. Mas, que fique claro: este é um alerta de gente para gente, não importando o gênero.

Obviamente que cantadas, paqueras e flertes são coisas naturais quando acontecem naturalmente. A distinção do natural para o assédio não é difícil de entender: reciprocidade. Não é não, não é sim e nem talvez. Simples assim!

Que este acontecimento sirva de estímulo para denúncias de assédio em to-das as esferas de trabalho, e que haja cada vez mais consequências para humanos – homens e mulheres – assediadores!

Deixemos de nos perguntar “Até quando?” e arregacemos as mangas e as bocas para ajudar a construir um novo “normal”! E que este normal seja repleto de respeito ao próximo. É como cantou Raul: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade…”

Sigamos sonhando e, principalmente, buscando realizar...

Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional